O arquiteto Luiz Forte Netto renunciou ontem ao cargo de secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, que ocupava desde 2006. Filiado ao PMDB, Forte Netto diz que não houve motivos políticos na sua decisão. "Continuo no partido e vou fazer a campanha deste ano", afirmou. Segundo ele, a saída do governo se deve a motivos pessoais. "Já dei sete anos da minha vida para o governo. Preciso descansar e retomar minha vida."
Forte Netto diz que vinha pensando em se afastar do cargo há cerca de uma semana. Ontem, não compareceu ao trabalho e pediu que a carta com sua renúncia fosse entregue ao governador Orlando Pessuti. No documento, diz que sua decisão tem caráter "irrevogável".
O arquiteto também renunciou às outras funções que exercia no governo do estado. Ele era superintendente do Paranacidade e presidente do Conselho Estadual das Cidades. Interinamente, quem responderá pela secretaria é o diretor-geral, Wilson Bley Lipsky, que está na pasta desde a gestão de Renato Adur (2003-2006).
Forte Netto diz que continuará participando da política, embora não pretenda se candidatar mais a cargos eletivos. Ele foi candidato à prefeitura de Curitiba, em 2000, e disputou a campanha para o governo do estado em 2002, como vice de Alvaro Dias. O arquiteto diz que não descarta a possibilidade de voltar a exercer cargos públicos. "Mas primeiro preciso descansar e me recompor financeiramente", afirma.
Um dos arquitetos mais reconhecidos de Curitiba, Forte Netto deixou seu escritório para assumir o cargo no governo.
CCJ deve passar para as mãos do Centrão e pautas conservadoras podem ficar travadas
Médicos afirmam que Lula não terá sequelas após mais uma emergência de saúde em seu 3º mandato
Conjuntura internacional pode concretizar acordo entre Europa e Mercosul, mas Lula quer o crédito
Podcast analisa o primeiro ano de Javier Milei como presidente da Argentina