O arquiteto e urbanista Forte Netto assumiu ontem o cargo de secretário do Desenvolvimento Urbano, que acumulará com o de superintendente do Paranacidade. Ele substitui o advogado Renato Adur, que dirigiu a pasta desde o início do governo Requião.

CARREGANDO :)

Em seu discurso de despedida, Renato Adur afirmou que em durante sua gestão foram feitos financiamentos de ações e obras de infra-estrutura urbana nos 399 municípios paranaenses. O ex-secretário disse ainda que o Paranacidade assumiu uma nova função, o de prestar serviços para municípios fora do Paraná, de acordo com entendimentos que estão sendo mantidos com o Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID).

Forte Netto anunciou para o próximo ano a realização de 1.400 novas obras municipais e a conclusão dos planos regionais de desenvolvimento. O novo secretário destacou que dará continuidade ao trabalho iniciado por Renato Adur.

Publicidade

Na solenidade, o secretário do Planejamento, Reinhold Stephanes, representou o governador Roberto Requião. Também participaram o deputado estadual Cleiton Kielse (PMDB), representando a Assembléia Legislativa, e o prefeito de Pinhais, Luiz Cassiano (PMDB), que representou os prefeitos paranaenses.

Luiz Forte Netto é formado pela Universidade Mackenzie, de São Paulo, e é cidadão honorário do Paraná (título conferido pela Assembléia Legislativa em 1990). De 1979 a 1981, foi chefe do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná, e de 1981 a 1983 coordenou o colegiado do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPR. De 1967 a 1969 presidiu o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

Entre outros trabalhos, participou, como responsável pelo setor de urbanismo, da elaboração do plano diretor de manejo florestal da Região Metropolitana de Curitiba (1987), coordenou o Plano de Desenvolvimento Urbano de Cascavel (1986) e a reavaliação do Plano de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Curitiba (1982), elaborou o Plano de Desenvolvimento Urbano de Ponta Grossa (1991) e o Plano de Estruturação Urbana de Campo Largo (1978), além das diretrizes do controle do uso do solo do litoral paranaense (1983).

Também fez trabalhos para os municípios de Natal, Eduardo Gomes, Macaíba, São Gonçalo do Amarante e Extremoz, todos no Rio Grande do Norte.

Campanha

Publicidade

Renato Adur é o primeiro secretário a deixar a equipe de Requião para participar da campanha. Ex-deputado estadual, não deve concorrer nas eleições proporcionais. Sua função será a de coordenar a tentativa de reeleição do governador. Existe a possbilidade de Adur ser o candidato a vice na chapa. Para que essa hipótese se concretize é preciso que o PMDB não se coligue com outros partidos e o atual vice-governador, Orlando Pessuti, seja o candidato da legenda ao Senado. Os demais secretário, que serão candidatos, têm até abril do próximo para deixar suas pastas.