O secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Luiz Forte Netto, terá de comparecer à Assembléia Legislativa oficialmente para explicar por que o governo do estado não está repassando verbas à prefeitura de Curitiba para obras na cidade. A convocação de Forte Netto para prestar esclarecimentos foi aprovada ontem pelos deputados estaduais. O dinheiro que deveria ir para a administração municipal (R$ 64 milhões) faz parte do Fundo de Desenvolvimento Urbano (FDU).
O estado alega que a retenção da verba ocorre pela inadimplência da prefeitura no pagamento de uma dívida da época implantação da Cidade Industrial de Curitiba (CIC), nos anos 70. O Executivo municipal contesta e diz que não deve nada, que a dívida já prescreveu e que tem recebido verba de outros organismos, inclusive internacionais, o que comprova que não está inadimplente.
A aprovação da convocação de Forte Netto deixou o líder do governo na Casa, Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), muito irritado, pois alguns parlamentares que fazem parte da bancada governistas votaram a favor do pedido e junto com a oposição. Na segunda-feira houve uma reunião com o prefeito Beto Richa (PSDB), deputados, senadores e vereadores, que cobraram do governador Roberto Requião (PMDB) a liberação dos recursos.
Deixe sua opinião