• Carregando...

O diretor-presidente da Rede Paranaense de Comunicação (RPC), jornalista Francisco Cunha Pereira Filho, recebeu ontem o título de Cidadão Honorário de Guaíra. O título havia sido dedicado a Cunha Pereira pela Câmara Municipal em 1990, mas ainda não tinha sido entregue. Ele foi representado pelo gerente da TV Oeste, João Augusto Grande.

Segundo o vereador e ex-prefeito de Guaíra, Osvaldino da Silveira (PTB), a dedicação do jornalista, que realizou uma campanha pelo pagamento de royaties de Itaipu aos 16 municípios que tiveram suas áreas alagadas pela usina, foi o motivo da homenagem. "Foi o doutor Francisco Cunha Pereira que encampou a idéia da criação de uma lei para o pagamento dos royalties", disse.

Na década de 80, o pagamento de royalties foi tema de uma campanha encabeçada pela Gazeta do Povo e pela RPC, o que levou o governo federal a reconhecer o direito à compensação financeira às cidades que tiveram parte do território alagado para a formação do lago da usina. De acordo com Silveira, a cerimônia de entrega do título chegou a ser marcada na época da aprovação da homenagem, mas Cunha Pereira não pôde comparecer. "Revendo os arquivos percebemos que ele não havia recebido o título", disse o assessor técnico parlamentar da Câmara Raimundo Frazão. Guaíra recebe cerca de R$ US$ 250 mil por mês de royalties de Itaipu.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]