A praticamente dois meses do primeiro turno, a campanha segue no ritmo da frente fria que se instalou no Paraná depois de uma chuva fraca. Quem andou pela Boca Maldita, no centro de Curitiba, ontem, recebeu materiais de campanha de candidatos a deputado estadual e federal. Dos postulantes ao governo, só partidários de Roberto Requião (PMDB) faziam campanha ostensiva.

CARREGANDO :)

Caixa vazio – Para o presidente do Sindicato das Empresas de Propaganda Externa (Sepex) do Paraná, Romerson Faco, o marasmo se deve ao atraso na organização financeira das campanhas. "Muitos partidos ainda estão em fase de orçamento de material e inseguros com o que é permitido ou não."

Rádio 15 – Enquanto o governador Requião fazia campanha no interior, o secretário estadual dos Transportes, Rogério Tizzot, defendia as bandeiras do candidato no calçadão da XV de Novembro, na capital. Na "Rádio 15", ele destacou as alternativas criadas para a população desviar do pedágio no estado.

Publicidade

Rota alternativa – A guerra dos pedágios está entalada na garganta do governador desde que ele assumiu, em 2002. O fim dos pedágios foi uma das principais bandeiras de Requião, mas a promessa de acabar com a cobrança está nas mãos da Justiça. Enquanto a decisão final não sai, a alternativa é divulgar as rotas criadas para evitar o pagamento nas rodovias paranaenses.

Cartilha – O secretário do Governo da Prefeitura de Curitiba, Maurício Sá de Ferrante, e o procurador-geral, Ivan Bonilha, emitiram na sexta-feira uma instrução para todos os servidores municipais sobre a conduta no periodo eleitoral. Está proibido ceder bens e servidores públicos para campanha. Também está proibida a utilização dos serviços de repartição pública em benefício de qualquer candidato.

Os escolhidos – Os candidatos mais próximos do prefeito Beto Richa (PSDB) são o ex-secretário da Saúde Miquele Caputo e o ex-superintendente da secretaria de Governo Luiz Malucelli, que tem aparecido ao lado do prefeito em placas de campanha espalhadas pela capital.

Dois dias – Os senadores paranaenses Alvaro Dias (PSDB), Flávio Arns (PT) e Osmar Dias (PDT) dão um intervalo em suas campanhas para participar do esforço concentrado no Senado, nesta semana. Eles partem para Brasília na terça-feira. Mas voltam na quinta-feira.

Três dias – O deputado estadual André Vargas (PT) não deixará de fazer sua campanha de reeleição com a volta dos trabalhos da Assembléia Legislativa, na terça-feira. Nos dias com sessões, ele sairá direto da Assembléia para fazer campanha em Curitiba e região. De quinta a domingo, estará no interior.

Publicidade

Ligeirinho – O governador Roberto Requião (PMDB) e o candidato a vice na sua chapa, Hermas Brandão (PSDB), fazem um maratona pelos bairros de Curitiba hoje. Visitarão sete bairros, um a cada 40 minutos. A maratona começa ao meio dia na Vila Osternack. Deverá estar concluída às 16h20, na Vila Verde. Um mês depois – Cerca de 400 servidores municipais de Maringá (Noroeste) fizeram ontem um ato público para marcar um mês de sua retirada à força da prefeitura, quando faziam greve por aumento de salário. O pedido de despejo partiu do prefeito Silvio Barros (PP) e foi cumprido pela Polícia Militar. Quarenta e seis servidores acabaram indiciados pela Polícia. Não à greve – A manifestação começou no Cine-Teatro Plaza e foi parar na Praça Raposo Tavares, no centro da cidade. Foi uma das mais longas greves de servidores no estado – durou 31 dias. Como a prefeitura não descontou os 14 dias parados em julho, a possibilidade de retomada da paralisação, por hora, está descartada.

Na pressão – Em tom de desabafo, o deputado Valdir Rossoni, presidente do PSDB-PR, disse que em toda a sua vida política nunca sofreu tanta pressão das lideranças que querem sacramentar a aliança com o PMDB. "Este é um dos momentos mais difíceis pelo qual já passei", disse o deputado.

***

Pinga-fogo

* A coordenação da campanha de reeleição do governador Roberto Requião só tem divulgado a agenda do candidato relativa a fins de semana e dias úteis à noite.

Publicidade

* De segunda a sexta-feira, durante o dia, a população fica sem saber o que o governador tem feito, se a agenda tem sido de campanha ou administrativa.

* O candidato ao governo pelo PDT, Osmar Dias, passou o sábado em campanha em Ponta Grossa.

* Durante a manhã, se encontrou com diretores de escolas, sindicatos, conselhos da Terceira Idade e estudantes. Depois, reuniu-se com dirigente de entidades agrícolas.

* O vereador por Curitiba Beto Moraes (PL) comemorou a decisão da Prefeitura, de aumentar o número de vagas de estacionamento para motocicletas no centro da cidade.

* Ele acompanhava a reclamação dos motoqueiros – principalmente os motoboys –, que perderam vagas na Avenida Visconde de Guarapuava.

Publicidade