Novos secretários
Osmar Bertoldi Secretário de Habitação Presidente do DEM de Curitiba, vereador por três mandatos e deputado estadual desde 2007.
Roseli Isidoro Secretária da Mulher Servidora da UFPR desde 1983, presidente do PT de Curitiba e vereadora por dois mandatos.
Sérgio Luiz Antoniasse Secretário de Obras Engenheiro civil e funcionário do DER desde 1977.
Wilson Luiz Pires Mokva Presidente do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC) Servidor aposentado da prefeitura e diretor-financeiro do IPMC de 1989 a 1993.
Em sua primeira contradição em relação ao discurso eleitoral, o prefeito Gustavo Fruet (PDT) anunciou ontem a nomeação do deputado estadual Osmar Bertoldi (DEM) para comandar a Secretaria de Habitação de Curitiba. Ao longo do primeiro turno da campanha, Fruet acusou Luciano Ducci (PSB) de criar a pasta apenas para acomodar interesses políticos, já que Bertoldi era um dos cotados para ser o vice na chapa do ex-prefeito. Ainda ontem, o pedetista divulgou o nome de outros três secretários, entre eles o de Roseli Isidoro, que é presidente do PT de Curitiba e vai comandar a pasta da Mulher.
Integrante de uma das famílias proprietárias de empresas de transporte coletivo de Curitiba, Bertoldi deve ser o único remanescente da equipe de Ducci a permanecer na nova administração. A sua indicação, porém, vai contra o discurso de Fruet durante o primeiro turno da campanha, em que ele disputava diretamente com o ex-prefeito a última vaga para o segundo turno. Por reiteradas vezes, sobretudo nos debates eleitorais, o pedetista afirmou que a pasta da Habitação, criada no segundo semestre de 2011, tinha o único objetivo de abrir espaço para aliados de Ducci na administração municipal com fins eleitorais.
Além disso, nos bastidores da Câmara Municipal, comenta-se que a indicação de Bertoldi teria relação com a eleição da Mesa Diretora da Casa. Presidente do DEM de Curitiba, o deputado estaria articulando o nome do vereador Sabino Picolo (DEM) para disputar a presidência do Legislativo municipal contra Paulo Salamuni (PV), o candidato de Fruet. Para evitar o bate-chapa, o pedetista teria aceitado manter Bertoldi no secretariado.
Por meio da assessoria de imprensa, Fruet afirmou que a nomeação de Bertoldi é uma forma de garantir a governabilidade. Além disso, assim como o PT indicou o nome de Roseli Isidoro para o secretariado, a indicação do DEM foi o nome de Bertoldi. Segundo ele, 95% dos secretários têm perfil técnico, e essas são as duas únicas indicações políticas. Por fim, o pedetista defendeu que a demonstração de mudança na administração municipal foi dada ao alterar completamente a direção da Cohab (Companhia de Habitação Popular de Curitiba), que é, de fato, a responsável direta pela área da habitação na capital.
Também foram indicados ontem o engenheiro Sérgio Luiz Antoniasse como novo secretário de Obras e o servidor aposentado Wilson Luiz Pires Mokva para o Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC).
Acordos com governo e oposição dão favoritismo a Alcolumbre e Motta nas eleições no Congresso
Rússia burla sanções ao petróleo com venda de diesel e Brasil se torna 2º maior cliente
As prioridades para os novos presidentes da Câmara e do Senado
A classe média que Marilena Chauí não odeia: visitamos a Casa Marx, em São Paulo
Deixe sua opinião