Não bastassem os problemas que enfrentou na prefeitura nesta semana, com greves de garis e de educadores, sem contar a discussão sobre a tarifa do ônibus, Gustavo Fruet (PDT, foto) tem de enfrentar hoje uma batalha interna. O embate se dará na convenção do PDT para eleger o Diretório Municipal da legenda. Para a disputa duas chapas foram apresentadas: a Unidade Pedetista, liderada pelo prefeito; e a Brizola Sempre, que tem como líder o empresário Raul Alcântara. A regulamentação partidária nacional coloca como exigência a obtenção mínima de 20% dos votos para que a chapa tenha acesso ao Diretório Municipal. O evento acontece na Sociedade Morgenau das 9h às 14h.
Na CUT
Com autorização da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal (VEP), o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares voltou a trabalhar ontem na assessoria da Central Única dos Trabalhadores (CUT), segundo confirmou a direção da entidade. O petista teve o direito de trabalho suspenso em 27 de fevereiro, após denúncias de regalias no Centro de Progressão Penitenciária (CPP), onde ficam os presos em regime semiaberto e com autorização para trabalhar. De acordo com a direção da CUT, Delúbio continua no cargo de assessor com salário de R$ 4,5 mil.
Feriado ou não?
Nesta segunda-feira a Câmara de Curitiba faz audiência pública para debater se a cidade deve ou não ter feriados durante os jogos do Mundial na Arena. Serão quatro datas e a polêmica ficou maior depois que o presidente da Assembleia Legislativa, Valdir Rossoni (PSDB), decidiu meter o bedelho e sugerir que os vereadores não criem os feriados. A interferência não foi bem vista pelos vereadores, que pediram que Rossoni fique no seu quadrado. O tucano reagiu dizendo que estamos numa democracia e que dar pitacos deve ser permitido.
Disputa na fronteira
A cidade de Guaíra pode ser beneficiada por uma disputa no Legislativo. O município, que antes recebia 1,85% dos royalties mensais pagos por Itaipu, de acordo com proposta aprovada na Comissão de Finanças e Tributação, passará a ter direito a 8%. A proposta é do deputado Osmar Serraglio (PMDB)-PR). Quem sai perdendo é Santa Helena, que terá seu porcentual diminuído, mas mesmo assim segue com 8,7% do bolo. As cidades recebem indenização por terem tido áreas alagadas na construção da usina. A proposta segue agora para a CCJ da Câmara.
Nova sede velha
A Câmara de Curitiba volta a usar nesta quinta-feira, dia 27, seu prédio histórico, o Palácio Rio Branco. Desde 2010, o prédio estava sob reformas, devido a problemas estruturais. O presidente Paulo Salamuni (PV) pretende fazer com que as sessões voltem para lá nesse intervalo, foi usado um plenário improvisado num dos anexos da Câmara. Mas ainda existe a possibilidade de a Câmara gastar milhões para erguer uma nova sede onde hoje fica o estádio da Vila Capanema.
Em cima do laço
Os eleitores de Campo Largo que ainda não fizeram a biometria devem comparecer ao Fórum Eleitoral da cidade até sexta-feira. É preciso ter em mãos um documento público de identidade com foto. Também é necessário um comprovante de residência no município com data dos últimos 12 meses. Até quinta-feira, ainda havia mais de 20 mil eleitores que não tinham feito o cadastramento. O Fórum Eleitoral de Campo Largo fica na Av. Francisco Xavier de Almeida Garret, 1.345 Centro. O atendimento ocorre das 9h às 18h.
Pinga-fogo
"Chantagem não. Mete a polícia, prende esse pessoal e entrega os presos."
Geraldo Alckmin (PSDB), governador de São Paulo, autorizando a polícia a prender agentes penitenciários grevistas que impedirem a entrada de presos nas cadeias.
Colaborou: Bruna Covacci.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo