O próximo prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), e os 38 vereadores da próxima legislatura foram diplomados pelo juiz da 1ª Zona Eleitoral de Curitiba, Marcelo Wallbach Silva, em solenidade ocorrida na tarde desta terça-feira (18), no Teatro Positivo. A vice do pedetista, Miriam Gonçalves (PT), não compareceu à cerimônia por problemas familiares e foi representada por Maria Olivia Samek, esposa do diretor-geral da Itaipu Binacional, Jorge Samek.
No término da cerimônia, Fruet comentou que os próximos secretários de governo a serem anunciados podem ser de indicação política, mas também devem ter capacidade técnica para cada área de atuação.
Nesta segunda-feira (17), o pedetista anunciou parte do seu secretariado. Entre as indicações, está a da esposa, Márcia Oleskovicz Fruet, no comando da Fundação de Ação Social (FAS) e a irmã, Eleonora Fruet, como secretária de Finanças.
De acordo com a assessoria de imprensa do prefeito eleito, Fruet afirmou que não irá fugir das cobranças da população. "Não quero reagir às críticas. O tempo e as ações vão nos permitir dar resposta aos anseios da cidade. O meu desafio, a partir de janeiro, é a gestão. Teremos dificuldades, principalmente no primeiro ano, que ninguém se iluda, mas não vou assumir a Prefeitura de Curitiba olhando para o passado ou reclamando. Vou tornar público e deixar claro para a cidade todos os fatos", disse. De acordo com a nota, ele falou ainda que o transporte coletivo, as obras paralisadas e a área da saúde serão as prioridade iniciais de sua administração.
Vereadores
A cerimônia de posse dos 38 vereadores eleitos de Curitiba já está marcada para as 14 horas do dia 1º de janeiro, no Palácio Rio Branco, sede histórica da Câmara Municipal de Curitiba. Cada parlamentar poderá levar cinco acompanhantes para a posse, pois a capacidade do prédio é limitada.
Na manhã desta quinta-feira (20), os eleitos participam de uma sessão preparatória para a cerimônia, quando deve ser definido o vereador que vai fazer um pronunciamento em nome da Casa. Durante a preparação, eles também devem entregar uma cópia do diploma recebido pelo TRE e da declaração de bens.
Médicos afirmam que Lula não terá sequelas após mais uma emergência de saúde em seu 3º mandato
Saúde de Lula ameaça estabilidade do Governo em momento crítico; acompanhe o Sem Rodeios
Mudanças feitas no Senado elevam “maior imposto do mundo” para 28,1%
Congresso dobra aposta contra o STF e reserva R$ 60 bi para emendas em 2025