Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
CPI

Fruet pede paciência com a CPI

São Paulo (AE) – A CPI dos Correios precisa de paciência, muita paciência - pedem parlamentares de todos os partidos. Esta semana, finalmente, ela parece ter encontrado seu eixo definitivo, depois de tatear, em seu início, premida pela velocidade dos fatos e pela mudança dos seus principais objetivos. "A população tem de ter paciência com a CPI", reclama o deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR). "A população não quer pressa", constata a deputada Denise Frossard (PPS-RJ), "quer resultados".

A CPI passou a semana se organizando. Afinou sua sintonia com a Polícia Federal e o Ministério Público, que vão assumir a continuidade das investigações dos casos de corrupção já descobertos. O Tribunal de Contas da União cedeu 100 auditores, que vão mergulhar nos contratos dos Correios. Para fechar o círculo, a Receita Federal está abrindo ações fiscais contra os principais envolvidos. "O elo vai se fechar. Esse conjunto de investigações vai funcionar", aposta Fruet.

Ele dá um exemplo: a Receita manda para a CPI a planilha de tudo o que entrou e saiu numa empresa suspeita; a CPI cruza os dados com a movimentação bancária dessas empresas. "A parte não declarada brota fácil", explica Fruet. Aí é só seguir a trilha do dinheiro até encontrar seus beneficiários. "Isso vai demorar um pouco. Por isso será necessário um pouco de paciência", diz ele.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.