O prefeito de Curitiba Gustavo Fruet (PDT) deixa o Palácio 29 de Março nas próximas semanas com 63,2% dos curitibanos desaprovando a sua gestão. Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas mostra que somente 33,3% dos entrevistados aprovam a gestão de Gustavo Fruet na Prefeitura de Curitiba. Outros 3,5% não souberam ou não opinaram.
No último levantamento realizado pelo Ibope em agosto de 2016 –antes do primeiro turno das eleições, que tirou Fruet da disputa pela prefeitura –, 59% diziam desaprovar a gestão do prefeito.
Diferentemente do governador Beto Richa (PSDB), que é mal avaliado principalmente pelos mais jovens, Fruet tem uma desaprovação ligeiramente menor entre aqueles com idades entre 25 e 34 anos – 61,7%. O maior índice de desaprovação é entre os mais velhos – 65,5% dos entrevistados com 60 anos ou mais desaprovam a gestão do prefeito.
Nova administração
A pesquisa também sondou os entrevistados sobre a expectativa da gestão de Rafael Greca (PMN), eleito prefeito de Curitiba em 2016. Entre os entrevistados, 45% consideram que Greca fará uma boa gestão. Outros 15,7% consideram que a gestão do prefeito será ótima. Entre os entrevistados, 26,8% acreditam que a gestão será regular e, para 9,1% será ruim ou péssima. Outros 3,4% não souberam opinar.
Metodologia
A pesquisa foi realizada com 858 eleitores de Curitiba, entre 11 e 14 de dezembro de 2016. O grau de confiança é de 95% e a margem de erro estimada é de 3,5% para mais ou para menos.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura