Governo
Richa saiu para missão oficial na Europa no último domingo
O governador Beto Richa (PSDB) está em viagem pelo exterior desde o último domingo. Richa e comitiva estão em missão oficial pela Croácia, Rússia e França. Quem governa o Paraná na ausência do tucano é o vice-governador Flávio Arns (PSDB). Assim como o prefeito Gustavo Fruet (PDT), Richa reassume o governo do estado no próximo dia 27.
Nesta sexta-feira, o governador deve participar de eventos com empresários da área de energia na cidade de Moscou, na Rússia. Ele fica na capital russa até a terça-feira, quando segue para Paris. Na cidade francesa, ele se reúne com o presidente da Renault, Carlos Tavares. A passagem de volta está marcada para a próxima sexta-feira. O governador está acompanhado por um grupo de empresários e por Ahmed Nasser, apresentado inicialmente como cônsul da Croácia para os estados do Paraná e Santa Catarina. No entanto, segundo a embaixada do país, Nasser ainda não assumiu o posto oficialmente.
O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), parte na noite de hoje para viagem oficial ao Japão. Ele vai acompanhado de uma comitiva de autoridades públicas municipais para as cidades de Tóquio, Yokohama e Himeji. O objetivo é discutir e conhecer projetos nas áreas de meio ambiente e planejamento urbano. A viagem do prefeito e da comitiva será paga pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica). Fruet reassume a prefeitura no próximo dia 27. Durante a viagem, o município será comandado pela vice-prefeita, Mirian Gonçalves (PT).
Apesar de sair na noite de hoje, Fruet chega ao Japão apenas no dia 19. No dia 20, ele deve fazer uma visita à conurbação costeira, aglutinado de cidades ao redor de Tóquio, uma das maiores regiões metropolitanas do mundo. Também visitará a embaixada do Brasil no país. No mesmo dia, o secretário de Planejamento de Curitiba, Fábio Scatolin, deve apresentar as oportunidades de investimento em Curitiba para empresários japoneses.
Nos dias seguintes, a comitiva participará de reuniões sobre projetos de redesenvolvimento urbano em cidades japonesas. Em Yokohama, que recebeu no ano passado o título de "Cidade Ambiental do Futuro", Fruet deve assistir a uma apresentação sobre cidades inteligentes. A viagem termina no dia 23 em Himeji, cidade-irmã de Curitiba, onde Fruet receberá título de cidadão honorário.
Além de Scatolin, estão na comitiva de Fruet o secretário de Meio Ambiente, Renato Lima; o presidente da Urbs, Roberto Gregório; o presidente do Ippuc, Sérgio Pires Póvoa; e o ex-vereador Jorge Yamawaki (PSDB), assessor para assuntos internacionais da prefeitura.
Primeira prefeita
A partir de hoje, a prefeitura de Curitiba passa a ser exercida por Mirian Gonçalves. É a primeira vez que uma mulher assume o posto. Além disso, é também a primeira vez que alguém do PT comanda a capital paranaense. "É uma grande responsabilidade, é a primeira vez que uma mulher de esquerda assume a prefeitura. Para Curitiba, isso é uma quebra de paradigma. Mas os curitibanos verão que isso não é nada demais, que o programa que os curitibanos elegeram seguirá sendo cumprido normalmente", comentou.
Clima e super-ricos: vitória de Trump seria revés para pautas internacionais de Lula
Nos EUA, parlamentares de direita tentam estreitar laços com Trump
Governo Lula acompanha com atenção a eleição nos EUA; ouça o podcast
Pressionado a cortar gastos, Lula se vê entre desagradar aliados e acalmar mercado
Deixe sua opinião