• Carregando...

O senador Osmar Dias (PDT) saiu satisfeito da reunião de lideranças para discutir a inserção de recursos da Lei Kandir no Orçamento 2006. De acordo com Osmar, o líder do PT, senador Aloísio Mercadante, garantiu que serão previstos R$ 5,2 bilhões para compensar os estados exportadores, o mesmo valor que estava previsto na lei orçamentária de 2005.

Prevenção – A comissão especial que analisa a medida provisória que regulamenta a prevenção da febre aftosa no país escolheu Osmar Dias para relatar a matéria. A proposta do governo regulamenta mecanismos de fiscalização da saúde do rebanho brasileiro e disciplina a vacinação.

Apoio – O governador Roberto Requião diz que o apoio ao colega do Rio Grande do Sul, Germando Rigotto, é algo a ser estudado. "Ele é um companheiro do velho MDB de guerra". Rigotto inscreveu-se nas prévias do PMDB na disputa pela Presidência da República.

Nada disso – O governador Roberto Requião lançou ontem, em tom de brincadeira, a candidatura do secretário de Desenvolvimento Urbano, Luiz Forte Netto, à prefeitura de Curitiba. No final de sua apresentação, Forte Netto tratou de deixar bem claro que não é candidato. Ele já disputou a prefeitura pelo PSDB, em 2000.

Antecedentes 1 – O assassinato do dirigente do PCdoB de Reserva, Nelson Vosniak, fez com que o presidente do PPS paranaense, Rubens Bueno, alertasse para a impunidade de outros crimes políticos ocorridos no Paraná. O dirigente lembrou do assassinato de Miguel Donha, do PPS de Almirante Tamandaré, em 2000, e ainda de Ayres Domingues e Carlos Carvalho, vice-prefeito e presidente do partido em Mariluz, em 2001, que continuam sem solução.

Antecedentes 2 – Bueno solidarizou-se com os dirigentes do PCdoB em exigir uma punição rápida para o assassinato. "Crimes como esses, em que a pistolagem corre solta, levantam duros questionamentos sobre a nossa crença na evolução política e social do nosso estado", afirma o presidente do PPS. Salva-vidas – Não será por falta de projetos de lei que os usuários de clubes da capital ficarão desprotegidos. Dois vereadores, Ney Leprevost (PP) e Mário Celso Cunha (PSDB), anunciaram que preparam projetos de lei que obrigam a presença de salva-vidas em piscinas de clubes. O recente afogamento de uma criança de cinco anos no Clube Urca causou a indignação dos parlamentares.

Um mês – A polêmica causada pela convocação extraordinária do Congresso motivou o deputado federal Dr. Rosinha (PT) a defender a proposta de recesso de 30 dias para os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Para o deputado, o projeto que põe fim ao pagamento de verbas extras e reduz o período de recesso parlamentar de 90 para 45 dias é bom mas não o suficiente.

A ponte – O deputado José Domingos Scarpellini (PSB) cobrou esta semana que o governo federal coloque dentro de suas prioridades, no plano emergencial de recuperação de estradas, a reconstrução da ponte sobre o Rio Capivari-Cachoeira, na BR-116, que desabou há um ano. "A ponte seria reconstruída em quatro meses, na seqüência, o prazo passou para seis e agora, um ano depois, ainda levará seis meses para ser concluída", reclamou.

Mais depesas 1 – O Instituto Brasileiro de Administração Municipal divulgou um estudo mostrando que as despesas dos municípios cresceram mais do que as receitas nos últimos cinco anos. De acordo com o levantamento, apesar de o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) ter crescido 90,47% no período, a inflação acumulada foi de 91,11% e o salário mínimo foi reajustado em 91,12%.

Mais despesas 2 – De acordo com o presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Luís Sorvos, a União tem argumentado que o FPM cresceu 25% em 2005 mas o dado não pode ser considerado isoladamente. "O fato de o Fundo ter aumentado em 2005 não significa que exista uma distribuição justa dos tributos e nem que as prefeituras estejam conseguindo cobrir suas despesas com o que recebem", afirma.

Pinga-fogo

* A possível saída do vereador Luís Ernesto (PSDB) da presidência da Comissão de Economia provocou esta semana uma peregrinação de líderes de partidos aos gabinetes do presidente da Câmara de Curitiba, João Cláudio Derosso, e do líder do prefeito, Mário Celso Cunha.

* Todos querem o cargo. Os tucanos, que têm sete membros na Casa, também desejam manter o espaço. O vereador Celso Torquato, no quarto mandato, é o nome do partido com mais chances de emplacar.

* O PSDB também deverá ter um novo líder na Câmara de Curitiba a partir de fevereiro. Nely Almeida e Paulo Frote estão disputando a indicação.

* O deputado Dobrandino da Silva (PMDB) afirma que viabilizou a doação do terreno para a construção do Porto Seco Ambiental de Foz do Iguaçu.

* "É um sonho antigo de Foz ter uma estação aduaneira como esta", explica.

* Perguntado sobre a estiagem no Paraná, o governador Requião diz que vai acabar com ela por decreto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]