O pré-candidato à presidência da República Anthony Garotinho (PMDB), ex-governador do Rio de Janeiro, disse nesta segunda-feira que seu desempenho nas pesquisas eleitorais só não é melhor porque o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tornou-se "midiático", aparecendo muito no "Jornal Nacional".

CARREGANDO :)

- Ele virou um presidente midiático. A Globo dá um espaço para o Lula, que ele só aparece menos no Jornal Nacional que o William Bonner e a Fátima Bernardes. Ele está todo dia, é quase um apresentador da Globo. Acho que o Fernando Henrique deve ter até ciúme porque ele se achava assim uma pessoa a quem a Globo dava muito apoio. Mas o Lula conseguiu superar - ironizou Garotinho.

De acordo com pesquisa do Datafolha divulgada no fim de semana, Garotinho aparece com 15% das intenções de voto, um crescimento de 3 pontos percentuais em relação à sondagem anterior. A diferença entre ele e o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, caiu de 11 para cinco pontos percentuais.

Publicidade

Durante o encontro nesta segunda-feira com cerca de 500 militantes do PMDB, Garotinho disse estar convicto de que o ex-presidente Itamar Franco (PMDB-MG) não será candidato à presidência. Na semana passada, Itamar foi lançado pelo presidente do PMDB paulista, Orestes Quércia, que não compareceu ao evento desta segunda-feira.

- A informação que tenho é que ele (Itamar) é candidato a senador em Minas Gerais - afirmou o ex-governador do Rio.

Garotinho atacou também os senadores José Sarney (AP) e Renan Calheiros (AL), líderes da ala governista do partido, que defendem a idéia de que o PMDB não deve ter candidatura própria.

- O Sarney fala que a minha candidatura atrapalha o PMDB, mas a filha dele (Roseana Sarney) é candidata pelo PFL. O Renan diz que a minha candidatura atrapalha o PMDB e o candidato dele lá em Alagoas, o Teotônio Vilela, é do PSDB - comparou, com ironia.

No entanto, Garotinho evitou atacar o ex-governador Orestes Quércia, presidente do PMDB de São Paulo, que não compareceu ao evento, e na semana passada tentou sem sucesso lançar o nome do ex-presidente Itamar Franco (MG) como pré-candidato do partido à Presidência da República. Mesmo assim, não deixou de ser irônico:

Publicidade

- Tem uns que aparecem no primeiro dia, outros no segundo dia ou no terceiro dia.

Veja também
  • Garotinho, em alta nas pesquisas, se reúne com peemedebistas em SP
  • Presidente do PT comemora pesquisa que mantém Lula à frente de Alckmin
  • Sem Garotinho, Lula levaria no 1º turno