Nossos Princípios

A Gazeta do Povo, integrante da Rede Paranaense de Comunicação (RPC), tem um compromisso permanente com os seus leitores: o de publicar em suas páginas conteúdo que tem como premissa básica a rigorosa obediência à ética, à fidelidade da informação e à absoluta imparcialidade em seu noticiário. No momento em que mais uma eleição se aproxima, o jornal reafirma a sua linha editorial, com a finalidade de levar aos paranaenses uma ampla cobertura do pleito que irá apontar os futuros ocupantes dos executivos e legislativos municipais. Nosso sincero propósito é contribuir sobremaneira para o engrandecimento do debate político e oferecer aos eleitores um conteúdo relevante que favoreça a sua tomada de decisão na hora do voto. Como parte desse primado, queremos também deixar claro algumas normas editoriais que serão rigorosamente seguidas ao longo de todo o processo eleitoral.

Confira as normas editoriais adotadas pela Gazeta do Povo na cobertura das eleições

CARREGANDO :)

Tem barraco no palanque

Em tempos idos, uma receita muito simples dava conta do que era preciso para um casamento bem-sucedido: "casa, comida e roupa lavada". O resto era o The End com o qual todo mundo já sonhou um dia. De tão perfeito, o "foram felizes para sempre" permanece o melhor programa de governo. Mesmo quando traduzido por termos mais engravatados, como habitação, alimentação e trabalho, a idéia é sempre a mesma: qualquer um que esteja empregado, nutrido e debaixo de um teto tem o que precisa para escrever a sua história.

Leia a matéria completa

Ibope/RPC em 11 cidades

Para mostrar como estão os índices de intenção de voto no Paraná, a RPC TV e a Gazeta do Povo divulgarão pesquisas feitas pelo instituto Ibope em 11 municípios paranaenses: Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Cascavel, Guarapuava, Paranavaí, Pato Branco, Umuarama e Campo Mourão. Serão três rodadas em cada cidade – à exceção da capital, que terá cinco rodadas do Ibope e ainda mais três levantamentos feitos pelo instituto Datafolha.

Publicidade

O processo eleitoral é um momento muito importante na vida de um país e, conseqüentemente, de todas as instituições que procuram compreender, refletir e registrar o que se passa na sociedade e na administração pública. Por isso, uma eleição é tão importante para a Gazeta do Povo.

No caso das eleições municipais, como a que teremos neste ano, é função do jornal envolver os eleitores nas questões que afetam diretamente a cidade onde vivem – como, no caso de Curitiba, integração com a região metropolitana, surgimento de favelas, segurança, urbanismo, trânsito, transporte urbano, meio-ambiente, saúde pública, entre outros.

Da mesma forma, trabalharemos nesta direção na cobertura de outras grandes cidades paranaenses – como Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu e Cascavel.

Este é um trabalho jornalístico que requer análise, equilíbrio, independência e pluralidade.

A cobertura eleitoral, que já está sendo feita na editoria Vida Pública, desde a definição dos candidatos e alianças partidárias, ganha sessões extras e novos colunistas a partir deste mês – Renato Monsseff Perissinoto, professor de Ciência Política da UFPR; Elói Zanetti, consultor em marketing; e os jornalistas Bia Morais e Rodrigo Wolff Apolloni.

Publicidade

Além de fortalecer o acompanhamento das campanhas, mostrando as propostas de cada candidato e analisando a viabilidade de colocá-las em prática, a Gazeta buscará mostrar qual é a realidade das cidades paranaenses que serão administradas pelos próximos prefeitos, os aspectos positivos e negativos e os principais problemas a serem enfrentados em cada região.

Cobertura também na Internet

A Gazeta do Povo Online lança no próximo dia 11 o site especial das eleições municipais de 2008. No site, o eleitor poderá tirar dúvidas e acompanhar a cobertura política nas principais cidades do Paraná.

* * * * *

Com a palavra

Publicidade

Além dos moradores do Tatuquara, Parolin e Sabará, participaram dessa reportagem os agrônonos Nicolas Floriani, Iniberto Hamerschmidt, Moacir Darolt e Márcio Jacometti; o historiador Dennison de Oliveira; o geógrafo Francisco Mendonça; o economista Cid Cordeiro; os advogados Vinícius Gessolo, Leandro Franklin e Maria Rita Reis e os estudantes Amanda Borges e Thiago André Costa.