• Carregando...
Eventos para lembrar os 50 anos do golpe- Em parceria com vários órgãos, a Comissão Estadual da Verdade lançou ontem a programação de atividades que marcam os 50 anos do golpe de 1964. Os eventos, que ocorrerão em várias cidades do Paraná até junho, incluem exposições, palestras, mostras de documentários, além de homenagens a militantes paranaenses que combateram a ditadura. Já na próxima segunda-feira, a seccional paranaense da Ordem dos Advogados do Brasil vai realizar o ato público “50 Anos do Golpe Civil Militar – Para que não se esqueça, para que não mais aconteça”, com o objetivo de resgatar a memória de luta e resistência dos paranaenses pelo restabelecimento da democracia. O evento será às 19 horas no auditório da entidade | Daniel Castellano/ Gazeta do Povo
Eventos para lembrar os 50 anos do golpe- Em parceria com vários órgãos, a Comissão Estadual da Verdade lançou ontem a programação de atividades que marcam os 50 anos do golpe de 1964. Os eventos, que ocorrerão em várias cidades do Paraná até junho, incluem exposições, palestras, mostras de documentários, além de homenagens a militantes paranaenses que combateram a ditadura. Já na próxima segunda-feira, a seccional paranaense da Ordem dos Advogados do Brasil vai realizar o ato público “50 Anos do Golpe Civil Militar – Para que não se esqueça, para que não mais aconteça”, com o objetivo de resgatar a memória de luta e resistência dos paranaenses pelo restabelecimento da democracia. O evento será às 19 horas no auditório da entidade| Foto: Daniel Castellano/ Gazeta do Povo

Repercussão

Lula diz que é preciso lembrar o passado, mas lutar pela democracia

Agência O Globo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva gravou um vídeo sobre os 50 anos do golpe militar no Brasil. Na mensagem, divulgada ontem pelo Instituto Lula, o petista fala sobre os efeitos daquele período. Diz que, por conta do golpe, o regime democrático foi suspenso, militantes políticos foram presos e outros tiveram de deixar o país. No vídeo, o ex-presidente diz que o período de ditadura deve servir para valorizar o período democrático que o país vive hoje. Em meio a efervescência dos protestos país afora, Lula falou do direito à livre manifestação e disse que é preciso lembrar o passado e lutar para ampliar a democracia. "Devemos sim lembrar nosso passado, lamentar o período sombrio pelo qual passamos, mas sobretudo lutar a cada dia para ampliar a nossa democracia, incluindo cada vez mais gente e fazendo com que nosso sistema político represente cada vez melhor o povo brasileiro."

Um dos eventos políticos mais importantes da história recente do Brasil completa 50 anos nesta segunda-feira. De 31 de março para 1.º de abril de 1964, militares iniciaram o movimento que destituiu o presidente João Goulart e deram início a uma ditadura que durou 21 anos. Para lembrar os principais fatos do período, a Gazeta do Povo publica a partir deste domingo uma série de reportagens especiais que tentam analisar o regime militar e suas consequências para a vida atual do país.

A primeira reportagem mostra os antecedentes do golpe, desde o governo de Getúlio Vargas. A segunda, conta os dias de tensão do mandato de Goulart. A terceira narra o dia do golpe e a tomada do poder pelos militares. A Guerra Fria, que dá o pano de fundo para a ditadura brasileira, é o tema da quarta reportagem.

A quinta matéria da série trata dos anos mais duros do regime, a partir de 1968, quando o então presidente Costa e Silva assina o Ato Institucional n.º 5 e elimina os resquícios de democracia existentes. Na sexta reportagem, o tema será o "Milagre Econômico" que marcou o governo Médici. A sétima trata da redemocratização e, finalmente, a oitava, no próximo domingo, fecha a série falando das consequências que o regime deixou.

Nos oito dias, ao lado das reportagens, serão publicadas histórias em quadrinhos assinadas pelo designer Robson Vilalba, que mostram o clima da época e fatos relacionados à ditadura ocorridos no Paraná.

Veja mais

A programação das atividades dos 50 anos do golpe pode ser vista em www.forumverdade.ufpr.br/programacao.pdf.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]