Página do Facebook da Prefeitura de Curitiba mudou o tom, com menos humor.| Foto: Reprodução/Facebook

Popular no Brasil todo por misturar humor, conteúdo viral e comunicação institucional, o perfil da Prefeitura de Curitiba no Facebook, a “Prefs”, deve seguir diante da mudança de gestão, uma nova linha.

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A ideia não é deixar a plataforma mais sisuda, mas consolidar a figura da Prefeitura “para os curitibanos”, explica a publicitária Cris Alessi, nova responsável pela coordenação das mídias sociais da administração municipal.

“A página era muito acessada e comentada, mas mais da metade das pessoas era de fora. Nosso interesse é falar com o público que é nossa comunidade”, comenta.

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Três diferenças entre a era Fruet e a era Greca

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Quem acompanha o perfil já não vê mais nas publicações referência ao então mascote da gestão passada, as capivaras. As brincadeiras, ao menos nesses primeiros dias de 2017, também estão mais comedidas. Estão de fora desenhos dos anos 1990, raio-lasers e piadinhas nonsense.

A tendência é que, por enquanto, não sejam criados novos personagens.

O tom de voz, enfatiza Cris, é o da gentileza. “Se isso entrar como personagem depois será algo natural”, pontua.

Quem vai fazer oposição a Greca?

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No momento, segundo ela, a prioridade é respeitar a linguagem da rede com postagens sobre assuntos relevantes para a comunidade, de acordo com três pilares definidos pela gestão de Rafael Greca (PMN).

O primeiro deles é o foco na entrega de serviços, o que é reforçado com as hashtags #PrefeituraÚtil e #PrefeituraPerto, e a imagem de capa do próprio perfil – um “loading” do calçadão da Rua XV com o slogan “Uma Curitiba pra Você”.

Em seguida, vem o relacionamento, a partir de um trabalho direto com o 156. “A ideia é que seja um perfil não só de proximidade com a população, mas de solução”, salienta a coordenadora digital.

O terceiro pilar do trabalho deve ser a utilidade e o respeito à gestão pública com o perfil.

Mais hashtags

A hashtag #Curitilover, que acompanha fotos de Curitiba, está mantida, apesar de ter sido usada pela gestão passada. “O cidadão incorporou, é uma hashtag do curitibano, acervo de Curitiba”, justifica Cris.

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Por outro lado, a novidade foi a adoção da hashtag #PraCegoVer, que descreve as imagens publicadas com textos na página. A medida busca incluir deficientes visuais na comunicação desenvolvida pela Prefeitura na rede. A hashtag já vem sendo usada por outros perfis ligados à causa da acessibilidade em todo o país.

Personalismo

Se enquanto prefeito, Gustavo Fruet (PDT) não aparecia no Facebook da Prefs, Greca, por sua vez, tem tido a imagem garantida. Essa, no entanto, não é uma regra a ser seguida o tempo todo, até porque o prefeito tem suas redes sociais como pessoa física, emenda a coordenadora digital.

“O perfil da Prefeitura vai ter o que for de interesse para a população e notícias relevantes, como a posse e o repasse para a saúde pelo governo do estado”, assinala.