O novo procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia, assumiu na tarde desta segunda-feira (9) a chefia do Ministério Público do Estado do Paraná. O ato foi realizado às 18 horas no auditório Poty Lazzarotto, no Museu Oscar Niemeyer.
Giacoia sucede o procurador Olympio de Sá Sotto Maior Neto, que chefiou a instituição por quatro vezes dois mandatos consecutivos -, prometendo aumentar o investimento na estrutura de combate a crimes do colarinho branco.
Giacoia foi eleito procurador-geral em votação interna do MP-PR no dia 14 de março, com 397 votos. Dos 620 integrantes do órgão, 597 participaram da eleição. No dia seguinte, 15, o governador Beto Richa confirmou a nomeação do procurador para o cargo, como determina a Constituição Federal.
Em entrevista publicada neste domingo (8) na Gazeta do Povo, o novo procurador-geral disse que pretende "aproximar a instituição da população" e criticou o tratamento desigual dado a remuneração do MP em relação ao Poder Judiciário.
Segundo Giacoia, um dos focos de sua gestão será "a atividade primária, a gênese do MP, que é a atuação criminal". "Há uma preocupação em aumentar a estrutura de apoio a esta área. Tornar o MP mais apto a produzir acusações contra pessoas dos mais altos escalões sociais", disse.Leia a entrevista completa com o procurador.
Cargo
O cargo de procurador-geral de Justiça é o mais importante do Ministério Público. É ele quem define a formação de grupos de trabalho para atuar em ações especiais. Se for preciso pedir informações para uma investigação a um órgão público, é o procurador-geral de Justiça quem assina o ofício. Se ele não o faz, o trabalho não avança.
Currículo
Gilberto Giacoia trabalha no MP-PR há 31 anos. Giacoia já ocupou o cargo de procurador-geral de Justiça entre 1998 a 2000 e presidiu o Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do MP (CNPG), de 1999 a 2000. Atualmente está lotado na 1ª Procuradoria de Justiça Criminal. O procurador é doutor em Direito Penal pela Universidade de São Paulo e pós-doutor pelas Faculdades de Direito das Universidades de Coimbra (2001) e Barcelona (2010). Giacoia é professor da Faculdade Estadual de Direito de Jacarezinho, que integra a Universidade do Norte do Paraná (Uemp).
Hugo Motta troca apoio por poder e cargos na corrida pela presidência da Câmara
Eduardo Bolsonaro diz que Trump fará STF ficar “menos confortável para perseguições”
MST reclama de lentidão de Lula por mais assentamentos. E, veja só, ministro dá razão
Inflação e queda do poder de compra custaram eleição dos democratas e também racham o PT
Deixe sua opinião