Gilberto Giacoia, à direita, assume o cargo de procurador-geral de Justiça do MP-PR que era de Olympio Sotto Maior Neto, à esquerda| Foto: Antônio More / Agência de Notícias Gazeta do Povo

O novo procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia, assumiu na tarde desta segunda-feira (9) a chefia do Ministério Público do Estado do Paraná. O ato foi realizado às 18 horas no auditório Poty Lazzarotto, no Museu Oscar Niemeyer.

CARREGANDO :)

Giacoia sucede o procurador Olympio de Sá Sotto Maior Neto, que chefiou a instituição por quatro vezes – dois mandatos consecutivos -, prometendo aumentar o investimento na estrutura de combate a crimes do colarinho branco.

Giacoia foi eleito procurador-geral em votação interna do MP-PR no dia 14 de março, com 397 votos. Dos 620 integrantes do órgão, 597 participaram da eleição. No dia seguinte, 15, o governador Beto Richa confirmou a nomeação do procurador para o cargo, como determina a Constituição Federal.

Publicidade

Em entrevista publicada neste domingo (8) na Gazeta do Povo, o novo procurador-geral disse que pretende "aproximar a instituição da população" e criticou o tratamento desigual dado a remuneração do MP em relação ao Poder Judiciário.

Segundo Giacoia, um dos focos de sua gestão será "a atividade primária, a gênese do MP, que é a atuação criminal". "Há uma preocupação em aumentar a estrutura de apoio a esta área. Tornar o MP mais apto a produzir acusações contra pessoas dos mais altos escalões sociais", disse.Leia a entrevista completa com o procurador.

Cargo

O cargo de procurador-geral de Justiça é o mais importante do Ministério Público. É ele quem define a formação de grupos de trabalho para atuar em ações especiais. Se for preciso pedir informações para uma investigação a um órgão público, é o procurador-geral de Justiça quem assina o ofício. Se ele não o faz, o trabalho não avança.

Currículo

Publicidade

Gilberto Giacoia trabalha no MP-PR há 31 anos. Giacoia já ocupou o cargo de procurador-geral de Justiça entre 1998 a 2000 e presidiu o Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do MP (CNPG), de 1999 a 2000. Atualmente está lotado na 1ª Procuradoria de Justiça Criminal. O procurador é doutor em Direito Penal pela Universidade de São Paulo e pós-doutor pelas Faculdades de Direito das Universidades de Coimbra (2001) e Barcelona (2010). Giacoia é professor da Faculdade Estadual de Direito de Jacarezinho, que integra a Universidade do Norte do Paraná (Uemp).