O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), foi reeleito. Com 86,57% das urnas apuradas, ele recebeu mais de 61% dos votos e não há mais chances matemáticas de ele ser alcançado pela candidata do PT, Marta Suplicy. A diferença entre os dois candidatos é de mais de 1 milhão de votos.
Em rápida entrevista pouco depois das 19h, a candidata do PT já admitiu a derrota. A candidata agradeceu o apoio dos eleitores que votaram nela. "Ao mesmo tempo quero agradecer a militância do PT, aos partidos aliados. E agora cabe ao povo de São Paulo fiscalizar e cobrar os compromissos assumidos. Da minha parte, eu desejo o melhor pra nossa cidade", disse a candidata. Perfil
Gilberto Kassab se formou em engenharia civil pela Escola Politécnica (Poli-USP) e economia pela Faculdade de Economia (FEA-USP). Na iniciativa privada, foi vice-presidente da Associação Comercial de São Paulo e diretor do Conselho Regional de Corretores de Imóveis.
Ele começou sua atuação na política em 1989, quando participou da campanha de Guilherme Afif Domingos à Presidência da República. Três anos depois, em 1992, elegeu-se vereador de São Paulo pelo Partido Liberal.
Em 1994, ainda no PL, foi eleito deputado estadual com 36.303 votos. No ano seguinte, ele trocou o PL pelo PFL, atual Democratas. Em 1998, Kassab concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados e foi eleito com 92.866 votos. Em 2002, reelegeu-se deputado federal com 234.509 votos.
Kassab também foi secretário de Planejamento (1997-1998) durante a gestão do prefeito Celso Pitta. Durante à campanha eleitoral, o democrata buscou desvincular qualquer vínculo com o ex-prefeito Celso Pitta, que teve sua administração envolvida em várias denúncias.
Em 2004, Kassab foi indicado por seu partido e foi eleito vice-prefeito na chapa encabeçada por José Serra (PSDB) na disputa pela Prefeitura de São Paulo. Como Serra deixou a prefeitura para concorrer ao governo do estado, Kassab assumiu o cargo em 2006.
Nas eleições deste ano, Kassab começou em terceiro lugar nas pesquisas de intenções de voto, atrás de Marta Suplicy (PT) e Geraldo Alckmin (PSDB). Sua candidatura começou a decolar após o início do horário eleitoral, em 19 de agosto.
Já na reta final da campanha, Kassab ultrapassou Alckmin e se isolou na segunda posição nas pesquisas. Porém, a candidatura do democrata continuou em crescimento e ele acabou terminando na liderança na apuração do primeiro turno, com 33,61% dos votos válidos (2.140.423).
A liderança no primeiro turno também se refletiu no desempenho do atual prefeito nas 57 zonas eleitorais da capital paulista - ele venceu em 34 delas . No segundo turno, a candidatura de Kassab manteve o crescimento, isolando-se nas pesquisas de intenções de voto.
O novo prefeito de São Paulo vai administrar um orçamento de cerca de R$ 29,4 bilhões em 2009, contra R$ 25,2 bilhões de 2008. Em 2007, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população da capital paulista chegava a 10.886.518.
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Ministros do STF fazem piada sobre vitória de Donald Trump; assista ao Entrelinhas
Com imigração em foco, Trump começa a projetar primeiros decretos como presidente dos EUA
Maduro abranda discurso contra os EUA e defende “novo começo” após vitória de Trump
Deixe sua opinião