• Carregando...
Gleisi Hoffmann, ministra | Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr
Gleisi Hoffmann, ministra| Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr
  • Sérgio Cabral, governador do Rio de Janeiro

A ministra Gleisi Hoffmann (foto), da Casa Civil, receberá uma "homenagem" dos organizadores da Marcha da Maconha, marcada para hoje em São Paulo. A colunista Monica Bergamo, do jornal Folha de S.Paulo, adiantou que os manifestantes usarão máscaras com o rosto da ministra no chamado "Bloco do Atraso". Além de Gleisi, que estaria sendo criticada por posições recentes, como no caso da Funai, serão lembrados o pastor Marco Feliciano, presidente da Comissão de Direitos humanos da Câmara, e outros políticos que representariam uma "ofensiva religiosa, moralista, ruralista e conservadora" no país.

Cacique político

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) decidiu, na quinta-feira, que um cacique indígena não cometeu crime eleitoral ao usar seu poder para obter votos de indígenas e professores que lecionam em uma aldeia na região de Manoel Ribas, a 125 quilômetros de Guarapuava. A sentença se baseia na lei que regulamenta casos de abuso de autoridade, de 1965. A decisão é de primeira instância, cabendo recurso. O texto que regulamenta o assunto define que a função de cacique não se enquadra no conceito de autoridade ligada à administração pública. Ele seria uma liderança, mas não um agente público.

TRFs

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulga na próxima segunda-feira um estudo sobre o custo e eficiência dos quatro novos Tribunais Regionais Federais (TRFs), oficialmente criados com a promulgação da Emenda Constitucional nº 73, na última quinta-feira. Segundo o Ipea, a pesquisa vai apresentar um conjunto de cenários sobre as condições de demanda e oferta de serviços judiciários com a reconfiguração da Justiça Federal. O instituto também anunciou que o estudo propõe uma organização judiciária alternativa. Os quatro novos TRFs serão instalados no Paraná, em Minas Gerais, na Bahia e no Amazonas.

Transporte

O presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e prefeito de Nova Olimpia, Luiz Sorvos, vai se reunir na segunda-feira com representantes das 18 associações regionais de municípios do Paraná e com integrantes do governo para discutir o transporte escolar dos alunos da rede estadual de ensino. A AMP quer que o estado assuma integralmente o custo. No ano passado, os municípios paranaenses receberam R$ 80 milhões do estado como pagamento pelo serviço. Mas os prefeitos alegam que o valor é insuficiente.

A data

15 de agosto é quando serão julgadas as contas do governo do Paraná referentes a 2012. O julgamento pelo Tribunal de Contas (TC) deveria ocorrer no próximo dia 27. Mas o governo, com base no artigo 5º da Constituição Federal, ganhou um tempo extra para apresentar seus argumentos e defender-se dos apontamentos do relatório prévio, elaborado pelo conselheiro Nestor Baptista. O governo terá 15 dias para se manifestar. Depois disso, os argumentos do governo voltarão a ser analisados pela área técnica do TC.

Pinga-fogo

"[Dilma] é uma mulher de diálogo. (...) Estão tentando estigmatizá-la e não é justo, porque eu, como governador, também tenho divergências com o Legislativo do meu estado e isso é do processo democrático. Tentam estigmatizar ela como alguém que não está afeita ao jogo político, que não tem compreensão do Congresso Nacional, o que não é verdade."

Sérgio Cabral (PMDB), governador do Rio de Janeiro, rebatendo acusações feitas por integrantes de seu próprio partido no Congresso, que reclamam da falta de diálogo com a presidente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]