Ponta Grossa - A ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, retorna ao Paraná hoje para liberar oficialmente o contrato de recuperação de um trecho da BR-153, conhecida como Transbrasiliana. O trecho fica entre a cidade de União da Vitória (no Sul do estado) e a divisa com o estado de Santa Catarina.
O valor da obra está estimado em R$ 200 milhões. A previsão é de que a reforma comece na próxima semana. A solenidade da liberação das obras está programada para iniciar às 11 horas no quilômetro 438,8 da rodovia, próximo do entroncamento com a BR-476.
Cotada para disputar a eleição para o governo do estado em 2014, Gleisi estará acompanhada do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, e do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. Na semana passada, a ministra acompanhou a presidente Dilma Rousseff na solenidade de aprovação do financiamento para a construção do metrô em Curitiba.
Segundo o prefeito de União da Vitória, Carlos Alberto Jung (PSDB), há pelo menos 20 anos a cidade espera por melhorias na rodovia. "A estrada está muito mal conservada, tomada por buracos. Faz duas décadas que lutamos por obras que resolvam o problema. Há muitos acidentes no local devido à má conservação da pista", ressalta Jung.
Ele afirma ainda que especificamente em União da Vitória, onde há a conexão da BR-153 com a BR-476, os perigos no trânsito são maiores. "Esse local é considerado muito perigoso, mal sinalizado. Com as obras, certamente, heverá mais segurança para quem transita pelo local", diz o prefeito.
A BR-153 serve como opção para quem segue da Região Sudeste em direção ao Sul do país. A previsão é que a recuperação da rodovia seja concluída em um prazo de dois anos. O projeto de reforma da Transbrasiliana prevê a restauração completa do pavimento, implantação de terceiras faixas, alargamento das dez pontes existentes, construção de viaduto, além de adequações em retornos e na sinalização.
De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério dos Transportes, as obras terão 74,3 quilômetros de extensão. Segundo nota enviada pela assessoria do ministério, a rodovia é uma "importante via de ligação entre as regiões Norte e Sul do país, uma vez que vai do Rio Grande do Sul ao Pará com seus 4.355 quilômetros de extensão".
Mapa
Idealizada nos anos 60, durante a ditadura militar, a rodovia foi construída para tentar ligar pontos ermos no mapa do Brasil. No Paraná, a estrada tem início em Jacarezinho, no Norte Pioneiro, e segue até General Carneiro, no extremo sul do estado. A ideia é que a estrada possa servir como uma alternativa para a BR-116.
Embora tenha sido iniciada há 43 anos, em 1968, a BR-153 nunca ficou totalmente pronta. No Paraná, além do trecho que entra agora em reformas, há um outro de aproximadamente 40 quilômetros, na região de Tibagi, nos Campos Gerais, que ainda precisa de asfaltamento.
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