• Carregando...

O Google, que já é a maior empresa de mídia em valor de mercado, com suas ações valendo mais de US$ 80 bilhões, colocou no ar nesta quarta-feira seu sistema de mensagem instantânea, em uma importante estratégia de expansão nas áreas de comunicação de texto e de voz: o Google Talk vai além das mensagens baseadas em texto. Além de um serviço similar ao MSN Messenger, de Microsoft, o programa permite aos usuários manter conversações de voz.

A decisão do Google amplia a estratégia da empresa de ir bem além das suas raízes de ferramenta de busca na web, para se transformar em uma empresa de mídia na internet de base ampla.

O novo serviço do Google estréia apenas dois dias depois de a empresa lançar sua nova versão do software "Google Desktop", que inclui uma aplicação para ver notícias, cotações da bolsa e previsão do tempo sem a necessidade de abrir um "browser" (navegador). Recentemente a empresa já se expandiu para os serviços de mapas e outros setores na web.

O Google lança seu serviço Talk em um momento no qual seus principais concorrentes Yahoo, Microsoft e AOL estão atualizando seus sistemas de mensagens instantâneas e se expandindo dentro dos novos serviços de chamadas telefônicas pela internet.

O novo serviço do Google (que pode ser baixado em http://www.google.com/talk ) se assemelha ao Skype, o software de VoIP (sigla para voz sobre IP, o protocolo de voz da internet), que permite aos usuários realizar chamadas gratuitas usando o computador como um telefone. Com ele, o Google deverá se tornar um dos maiores competidores do Skype, que está atraindo milhares de usuários em todo o mundo, especialmente na Europa.

Com as mensagens instantâneas, o Google ingressa em um mercado no qual seus maiores concorrentes já contam com milhões de assinantes: a America Online contabiliza, com o AIM e ICQ, mais de 40 milhões de usuários de mensagem instantânea apenas nos EUA. O Yahoo tem cerca de 20 milhões de clientes e a Microsoft, através do MSN Messenger, tem cerca de 14 milhões de usuários, segundo dados recentes divulgados pela empresa ComScore Media Metrix.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]