O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) determinou a suspensão por 24 horas do YouTube e do Google em todo o estado e a prisão do presidente do Google no Brasil, Fabio José Silva Coelho, por crime de desobediência. Segundo a Justiça Eleitoral, o site não tirou do ar dois vídeos contra o candidato a prefeito de Campo Grande Alcides Bernal (PP).Na semana passada, o juiz Flávio Saad Peren, da 35ª Zona Eleitoral, já havia determinado as punições. O Google recorreu da decisão, mas o pedido foi negado durante o fim de semana. "Conquanto seja um espaço livre e democrático, o uso indevido da internet, na esfera eleitoral, deve ser coibido, na medida em que não se trata de território isento de responsabilidade e não se vislumbra qualquer causa de imunidade no manuseio dessa ferramenta de comunicação", escreveu o juiz Amaury Kuklinski, relator do caso no tribunal. A Polícia Federal em Mato Grosso do Sul disse que a determinação foi repassada à PF em São Paulo, onde Coelho trabalha. Procurado, o Google Brasil não se pronunciou sobre o assunto.
Santinho do Benett
Aliás...
O juiz eleitoral Valmir Zaias Cosechen, de Cascavel (Oeste), aplicou multa milionária ao Google por desobedecer ordem judicial e não retirar do You Tube um vídeo considerado ofensivo ao candidato à reeleição Edgar Bueno (PDT). A multa diária é de R$ 1 milhão até que a empresa comprove à Justiça que cumpriu a determinação judicial, de 14 de setembro. O juiz solicitou ainda que o Ministério Público Federal investigue o Google por crime de desobediência. A empresa informou que está recorrendo da decisão.
Caças
A presidente Dilma Rousseff decidiu esperar até 2013 para tomar uma decisão sobre a compra de novos caças para a Força Aérea Brasileira (FAB). Antes considerada favorita, a francessa Dessault teria perdido espaço para a Boeing, que por causa das suas recentes parcerias com a Embraer ampliou as chances de fechar o contrato bilionário com o Brasil. Funcionários de Defesa dizem que Dilma precisa tomar a decisão logo, porque a frota atual da FAB está se tornando cada vez mais obsoleta e cara de manter.
Em Pinhais
O movimento Paraná sem Corrupção se reúne com estudantes e educadores de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), hoje no auditório do Centro de Formação dos Profissionais de Educação (Cenforpe). O promotor e coordenador do movimento, Eduardo Cambi, será o palestrante. O Paraná sem Corrupção já se reuniu com diretores de colégios de 14 municípios da RMC, em palestras para conscientizar os cidadãos da necessidade de participação política e do voto consciente.
Foto: Marco André Lima/ Gazeta do PovoPinga-fogo
"Aquilo beirou o ridículo, algo absolutamente sem sentido. "
Aécio Neves (PSDB-MG, foto), senador, sobre a nota divulgada pelo PT e alguns partidos da base aliada em defesa do ex-presidente Lula.
Colaboraram: Isadora Camargo e Luiz Carlos da Cruz.
Deixe sua opinião