• Carregando...

O vice-governador e secretário de Agricultura, Orlando Pessuti (PMDB), exagerou na empolgação ontem, durante o discurso de lançamento da campanha estadual de vacinação contra a febre aftosa, em São José dos Pinhais. Disse que, enquanto acumula interinidades por causa das seguidas viagens de Roberto Requião, "treina para ser governador", enquanto seu diretor-geral na Seab, Newton Pohl Ribas, "treina para ser secretário de Agricultura".

Vice? – Ao descer do palanque, negou que estivesse se lançando candidato ao governo paranaense. "Não sou candidato a nada. Só a vice de Requião", desconversou. Mas o PMDB cogita o nome de Pessuti para concorrer ao Senado.Aftosa no prato – A ameaça do alastramento da aftosa levou o deputado federal paranaense Abelardo Lupion (PFL), feroz crítico do governo federal, a jantar anteontem com o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, e o presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP). No encontro, o ministro, que não cansa de reclamar do "cobertor curto"o, garantiu ao parlamentar, integrante da bancada ruralista, que agora não faltará dinheiro para a defesa agropecuária.

A convocação – Também integrante da CPI dos Correios, o deputado federal Gustavo Fruet (PSDB) é da opinião que o presidente Lula pode ser convocado para prestar esclarecimentos. A convocação seria o desdobramento das investigações sobre a denúncia de que o PT recebeu dinheiro de Cuba para financiar a campanha presidencial de 2002.

Controvérsia – Gustavo Fruet (PSDB-PR) reconhece que a possibilidade de uma CPI convocar o presidente vai provocar uma controvérsia jurídica. "Alguns juristas entendem que Lula só pode ser chamado a dar explicações no decorrer de um processo de impeachment, outros admitem a possibilidade de o presidente ser ouvido como testemunha", diz o deputado.

Lançamento – O pré-candidato a deputado federal Marcelo Almeida (PMDB) reuniu em sua casa 53 prefeitos de todo o Paraná para manifestar sua vontade de concorrer. Durante o jantar, Marcelo Almeida explicou suas propostas e recebeu o apoio dos presentes, que incentivaram sua candidatura.

Assistencialismo – O deputado federal Eduardo Sciarra (PFL) criticou o Bolsa-Família, do governo Lula, durante seu discurso na manifestação dos prefeitos do Paraná, segunda-feira, em Curitiba. Para o deputado, o programa só distribui renda, sem se preocupar com a inclusão social. "Tem uma porta de entrada, mas não tem uma porta de saída. Fica no assistencialismo, enquanto que o desafio da inclusão social fica sob a inteira responsabilidade dos municípios", afirmou.

Prefeitos – Um grupo de 13 prefeitos, de várias regiões do Paraná, foram recebidos ontem pelo governador Requião. O grupo foi acompanhado pelo deputado estadual Geraldo Cartário (PMDB). Os prefeitos agradeceram o governador pelos investimentos realizados pelo governo em parceria com os municípios.

PPA – A discussão do projeto de Lei do Plano Plurianual para o período 2006 a 2009 entra em discussão com a população dia 9 de novembro. A audiência pública vai acontecer no auditório do Anexo II da Câmara de Curitiba, às 10h. Toda a Comissão de Economia vai estar presente à sessão. O presidente da comissão, o vereador Luís Ernesto (PSDB), disse que o secretário de Finanças, Luís Sebastiani vai participar.

Tarifas – Também para o dia 9 está marcada uma outra audiência pública. Desta vez a Comissão de Legislação, Justiça e Redação vai discutir a isenção tarifária nos ônibus para idosos com mais de 60 anos, projeto de autoria da vereadora Nely Almeida (PSDB). Também se discutirá durante a audiência, o passe livre para estudantes e passe escolar para estudantes de cursos pré-vestibulares.

Resultado – A prefeitura confirmou ao líder do prefeito na Câmara de Curitiba, Mário Celso Cunha (PSDB), o índice de reajuste para os arquitetos e engenheiros da prefeitura: 35%. O tucano Paulo Frote foi o encarregado de transmitir que o prefeito envia até o dia 5 de novembro mensagem à Câmara de Curitiba solicitando o aumento.

Pinga-fogo

* A prefeitura pediu regime de urgência na votação da mensagem que normatiza o brasão como símbolo a ser usado pela gestão municipal.

* A mensagem deve ir a plenário na próxima semana.

* O vereador André Passos (PT) um dos autores da proposta de criação do Conselho Municipal da Juventude, está articulando junto a entidades de cultura para que o conselho, que hoje está formado de maneira provisória, seja composto por entidades representativas do setor, como prevê a lei de sua criação.

* Hoje o conselho é composto por representantes de comitês de juventude de partidos políticos.

* O deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) alertou para o perigo de uma crise institucional provocada pela interferência do Supremo nas ações do Parlamento.

* Em discurso no plenário da Câmara, ele afirmou que "deve haver uma trama diabólica contra o Parlamento e as instituições brasileiras".

* O deputado federal Ricardo Barros (PP) está mobilizando os correligionários para comemorar seu aniversário no próximo dia 18, em Maringá.

* A comemoração virou ponto de reunião política da região, todos os anos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]