Beto Richa: em Paris, governador paranaense se reunirá com o presidente da Renault, Carlos Tavares| Foto: Henry Milleo/ Gazeta do Povo

O governador Beto Richa (PSDB) sairá amanhã em viagem oficial para Croá­­­cia, Rússia e França. Acom­­­­panhado do presidente da Copel, Lindolfo Zimmer, e de uma comitiva de empresários, o governador deve ficar no velho continente até o dia 25. Nesse período, Flávio Arns (PSDB) assume o governo do estado. O principal foco da viagem é a visita a empresas de energia. Além disso, haverá também apresentações do estado para empresários e autoridades locais e visitas a empresas de transporte.

CARREGANDO :)

Richa começa sua viagem em Zagreb, capital da Croácia, aonde chega segunda-feira. No primeiro dia, ele deve se reunir com o ministro de Relações Exteriores do país, Joško Klisovic. Na terça-feira, a comitiva visitará a empresa Koncar, que atua na produção de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) e na área de energia. Haverá também uma apresentação do Paraná a empresários, na agência croata de investimentos e competitividade, e uma visita a uma fábrica de carros elétricos.

Ainda em Zagreb, Richa deve apresentar o estado à Câmara Croata de Economia, visitar o ministério do Turismo e a ZET, empresa que cuida do VLT da cidade, na quarta-feira. No dia seguinte, após visita ao Ministério da Economia da Croácia, o governador segue para Moscou, na Rússia.

Publicidade

Segundo a assessoria do governo do estado, a agenda de Richa na capital russa ainda não está confirmada. Muitas das atividades serão coordenadas pela embaixada brasileira no país. Entre os compromissos previstos estão reuniões com empresas de energia da Rússia, encontros sobre assuntos comerciais e uma visita à agência de fiscalização sanitária.

O governador encerra seu "tour" pela Europa em Paris. Ele chega à capital francesa na terça-feira, dia 21. No dia seguinte, Richa deve se reunir com o presidente da Renault, Carlos Tavares. No mesmo dia, o governador participa de uma reunião com um grupo de empresários, na Câmara de Comércio Brasil-França, e visitar a fábrica de lacticínios Senoble. O governador embarca de volta para o Brasil na sexta-feira, dia 25.

Comitiva

Além de Zimmer, um grupo de empresários deve acompanhar Richa na viagem. Estão confirmados o presidente da ACP, Edson Ramon; o vice-presidente da Fiep, Rommel Barion; o consultor em relações internacionais Eduardo Guimarães; o vice-presidente da Campodoro-CHG Engenharia, Carlos Henrique Gusso; e o cônsul da Croácia no Paraná e Santa Catarina, Ahmad Nasser.

Fruet

Publicidade

Prefeito de Curitiba vai para o Japão para tratar de mobilidade

Assim como o governador Beto Richa, o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), também vai estar fora do Brasil nos próximos dias. Fruet visitará o Japão entre os dias 17 e 26 deste mês. No itinerário estão as cidades de Tóquio, Yokohama e Himeji. O prefeito viaja a convite da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), que custeará suas passagens e estadia. De acordo com informações repassadas pela prefeitura, Fruet cumprirá uma agenda de visitas e reuniões para tratar de temas como mobilidade, planejamento urbano e busca de novas tecnologias. Na ausência de Fruet, a vice-prefeita Mirian Gonçalves (PT) assume o comando da capital. Será a primeira vez que o PT ocupará a prefeitura de Curitiba desde a fundação da cidade.