O governo aprovou a criação do Programa Brasileiro de Avaliação do Ciclo da Vida (PBACV). A medida implantará no país um sistema reconhecido internacionalmente de avaliação dos impactos ambientais na produção e consumo de bens e serviços. O objetivo é disponibilizar e disseminar a metodologia de elaboração dos inventários de impacto ambiental, que, inclusive, são usados como base de critérios de importação por alguns países.
Uma resolução do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro) publicada nesta terça-feira no Diário Oficial da União determina ao Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) o estabelecimento de um regimento interno e de um comitê gestor para o programa em até seis meses.
De acordo com a resolução, um inventário de ciclo de vida contém estudos sobre consumo e liberação de energia e substâncias químicas na água, na terra e no ar. Além disso, o documento detalha a entrada e saída de subprodutos em cada processo da cadeia produtiva de um bem.
Segundo a resolução, o programa incentivará a indústria nacional a utilizar em maior escala esse instrumento de gestão ambiental, de modo que as informações obtidas pelo inventário possam "conduzir ao desenvolvimento de novos produtos e à detecção de melhorias a serem aplicadas, além de formular estratégias comerciais específicas".
- Lula deixa para Dilma R$ 57,1 bilhões de restos a pagar
- Governo não será passivo sobre câmbio, diz Pimentel
- Nova ministra pede comissão da verdade da ditadura
- Dilma suspende partilha de cargos por crise com PMDB
- Dilma convoca reunião ministerial para debater conjuntura econômica
- Dilma faz no Planalto primeira reunião de coordenação de governo
Deixe sua opinião