O governo apresentou nesta sexta-feira (25) o jato Embraer 190 que vai substituir um dos aviões reservas da Presidência da República, que estava em uso desde 1976. A aeronave custou R$ 87 milhões e já foi paga.
O avião tem espaço para 54 passageiros e uma área exclusiva para descanso e para reuniões do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O antigo avião, apelidado de "sucatinha" por conta do ano em que foi fabricado e dos vários problemas técnicos que apresentou, será licitado, segundo o governo.
O novo avião foi batizado com o mesmo nome do padre e inventor brasileiro Bartolomeu de Gusmão, que há 300 anos apresentou à corte portuguesa sua mais conhecida invenção, um balão de ar quente.
O jato está equipado com equipamentos de segurança e informação que permite ao presidente falar ao telefone e acessar a web. O Embraer 190 é utilizado principalmente na aviação comercial e sofreu várias adaptações à sua configuração usual para atender às especificações da Força Aérea Brasileira (FAB). O modelo tradicional do jato atende até 114 passageiros.
Até o final do ano, o governo pretende substituir o outro avião reserva da presidência com mais um jato da Embraer. Ao todo, o governo vai pagar R$ 211 milhões para a empresa pelos dois aviões, considerando os adicionais de logística e manutenção previstos no contrato.
O novo avião tem autonomia para voar para todos os países da América do Sul, partindo de Brasília, sem paradas para abastecimento. Na semana que vem ele já fará sua estreia. A aeronave vai até Lisboa, em Portugal, e depois para Copenhage, na Dinamarca, e partir de lá levará o presidente a outros países da Europa.
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Trump volta à Casa Branca
Com Musk na “eficiência governamental”: os nomes que devem compor o novo secretariado de Trump
“Media Matters”: a última tentativa de censura contra conservadores antes da vitória de Trump
Deixe sua opinião