Enquanto no governo federal apenas cerca de um terço dos 38 ministros estão trabalhando normalmente neste início de ano, não é possível saber quantos secretários de Estado paranaenses saíram de férias no começo de 2012. De acordo com o governo do Paraná, os secretários são autônomos para decidir seu perío­­do de descanso no ano e, portanto, não precisam da autorização do governador Beto Richa (PSDB) para se afastarem do comando da pasta.

CARREGANDO :)

Sendo assim, não há como fazer um levantamento de quais secretários estão ou não trabalhando no início deste ano. O governo do estado, porém, ressaltou que, nas pastas em que o secretário está de férias, o comando fica a cargo do diretor-geral e as atividades prosseguem normalmente.

Já no governo federal, a presidente Dilma Rousseff (PT) precisa autorizar as férias dos ministros, que devem ser publicadas no Diário Oficial da União. Nesta primeira semana do ano, apenas 13 ministros estão trabalhando. O restante aproveitou que a própria presidente tirou duas semanas de descanso e também deixou a Es­­­planada. Reservadamen­­te, alguns ministros disseram que a ausência de Dilma, famosa pela dureza com que cobra seus assessores, encorajou boa parte deles a seguir o exemplo da chefe.

Publicidade

A petista, no entanto, antecipou o retorno das férias que passava na Bahia, e deve voltar hoje a Brasília por causa dos últimos acidentes provocados pelas chuvas, principalmente em Minas Gerais. As enchentes inclusive forçaram os ministros Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Fernando Bezerra (Integração Nacional) a também interromperem as férias.

Interatividade

O governo deveria ter controle maior sobre as férias dos secretários?

Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br

As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.

Publicidade