O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, anunciou nesta quarta-feira que o governo vai instalar centros de monitoramento da Defesa Civil em Santa Catarina e São Paulo nos próximos dias, depois de analisar as previsões do tempo nesses Estados e verificar que as chuvas devem se intensificar nessas regiões.
Já foram instalados centros desse tipo no Espírito Santo, em Minas Gerais e no Rio de Janeiro.
A decisão foi tomada nesta quarta numa reunião no Palácio do Planalto, quando também ficou definido que o programa Minha Casa, Minha Vida terá que atender as famílias que perderam suas moradias durante as enxurradas.
Segundo Bezerra, o governo estima que pelo menos 3 mil moradias foram completamente destruídas e as famílias que estiverem nessa situação poderão receber uma nova habitação por meio do programa, usando a primeira faixa de financiamento, a mais subsidiada pelo governo federal.
O ministro disse ainda que a presidente Dilma Rousseff quer que o mapeamento das áreas de risco em 251 municípios seja concluído antes de 2014, meta inicial do governo.
Ele não deu um novo prazo, mas afirmou que o governo pedirá ajuda da Petrobras e das universidades para reunir um grande número de geólogos para fazer o mapeamento.
Nesta quarta, o governo federal também dará início aos repasses de recursos para quatro municípios de Minas Gerais e Sapucaia, no Rio de Janeiro, para auxiliar as pessoas que estão desabrigadas.
Só neste ano, as chuvas já mataram 20 pessoas no Estado do Rio de Janeiro, e 14 em Minas Gerais.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Deixe sua opinião