O governo minimizou a pesquisa do instituto Datafolha que mostrou uma queda de popularidade da presidente Dilma Rousseff de 65% para 57% em dois meses e meio. Essa foi a maior queda do índice de aprovação do governo desde o início do mandato de Dilma.
Horas depois de desembarcar em Portugal acompanhando a presidente numa visita oficial de dois dias, Aloizio Mercadante, ministro da Educação e um dos principais conselheiros de Dilma, disse que a pesquisa mostra uma oscilação normal. "A presidenta [está] no melhor patamar de apoio popular e de intenções de voto para 2014, quando a gente compara com qualquer outro presidente neste momento de governo (dois anos e meio)".
A ministra da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Helena Chagas, lembrou que Dilma nunca comenta pesquisas de opinião. Mas deixou claro que Mercadante era o emissário da presidente sobre o assunto. Um dos motivos para a queda de popularidade de Dilma, segundo o ministro, foi a inflação dos alimentos, com destaque para a alta do tomate.
Portugal
Dilma chegou a Lisboa por volta das 3 horas da manhã de domingo horário de Brasília. Sua primeira atividade de trabalho está marcada para o fim da tarde de hoje, quando se reunirá com o presidente Aníbal Cavaco Silva e o primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho.
Deixe sua opinião