O governo deve retomar a privatização de rodovias em diversos pontos do país, assim que tiver a liberação do Tribunal de Contas da União, que está avaliando a concessão de oito trechos. Um deles inclui toda a BR-101 no Rio de Janeiro, informou nesta terça-feira, em Porto Alegre, o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento.
- A privatização é limitada pela viabilidade econômica dos trechos. Por isso estamos prevendo apenas cerca de três mil e 100 quilômetros - avaliou Nascimento.
O ministro também antecipou que os recursos do Orçamento da União para a área de Transportes no ano que vem não devem ser muito diferentes dos que estão em execução neste ano. Deverão situar-se, disse ele, entre R$ 6 e R$ 7 bilhões, dependendo das emendas de parlamentares. O orçamento propriamente dito deve prever cerca de R$ 6 bilhões, incluindo de R$ 2,5 a R$ 3 bilhões que sairão do superávit primário, de acordo com negociação do FMI.
A exemplo do que já foi feito neste ano, a prioridade do Ministério dos Transportes em 2006 será a recuperação da malha viária que já existe e que ainda está bastante debilitada. Dos 60 mil quilômetros da malha rodoviária federal, segundo Alfredo Nascimento, cerca de 60% estavam sem condições de tráfego há um ano e meio. Desses, mais de 7 mil quilômetros já foram restaurados em 2004, outros 14mil a 15 mil quilômetros neste ano e com os trabalhos a serem realizados no ano que vem a idéia é inverter a situação que existia em 2004.
- Queremos deixar ao menos 60% dos trechos em boas condições de tráfego - disse Nascimento, em entrevista no Palácio Piratini, onde se reuniu e almoçou com o governador Germano Rigotto.