A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) enxugaram o número de pousos e decolagens nos horários de pico no Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, para garantir mais agilidade ao terminal durante 17 horas de funcionamento.

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Durante a reforma da pista principal, a pista auxiliar operava com 33 movimentos por hora. Com a conclusão das obras, Congonhas poderia voltar a ter 48 movimentos/hora, mas para proporcionar melhor aproveitamento nos horários de pico, ficou definido que o aeroporto vai operar com 38 movimentos na aviação regular. A aviação geral será reduzida.

O governo considera que, com essa medida, aliada a outras em andamento, os usuários embarquem e desembarquem dentro do previsto mesmo nos horários de maior trânsito.

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No total, 134 vôos sofreram alterações de horário: 34 da TAM, 31 da GOL, 20 da BRA, 14 da Oceanair, 28 da VRG (antiga Varig) e 7 da Pantanal.

Para acelerar o embarque nos aeroportos, a Infraero deverá aumentar o número de aparelhos de Raio X nos aeroportos; redistribuir os balcões de check-in e aumentar o número de funcionários de apoio (principalmente os que operam ônibus e pontes móveis de acesso às aeronaves.

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