Atualizado às 16h29
O Palácio do Planalto decidiu suspender a licitação para confecção de uma nova faixa presidencial. A faixa com detalhes em fio de ouro estava orçada em R$ 38 mil, ou seja, 126 salários-mínimos ou ainda 211 cestas básicas. A suspensão da licitação foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira.
Na quinta-feira da semana passada a Casa Civil havia lançado o edital para a compra do apetrecho. Só a descrição da nova faixa ocupava 97 linhas do documento, publicado no site da Presidência. A nova faixa presidencial teria 1,67 metro de comprimento, 12 centímetros de largura e, seria confeccionada em cetim nas cores verde-bandeira/amarelo-ouro/verde-bandeira (nessa ordem). Todos os detalhes seriam feitos em ouro 18 quilates.
A compra foi uma sugestão do cerimonial do Palácio do Planalto, que considera a atual velha demais para a sua importância. O primeiro presidente que usou a faixa atual foi Fernando Collor de Melo, que assumiu a presidência em 1990.
Instituída por decreto em 1910 pelo presidente Hermes da Fonseca, a faixa presidencial já protagonizou episódios curiosos e já motivou lendas da História do Brasil. Dizem que a faixa utilizada por João Goulart, antes do golpe de 1964, foi levada para o exílio por seu cunhado, Leonel Brizola, que a teria guardado na esperança de um dia ser eleito para o cargo.
Apesar de a tradição impedir que a faixa seja trocada, o desgaste natural exige que ela seja refeita de tempos em tempos. Não há registro oficial de quantas faixas teriam sido usadas. A de Juscelino Kubitschek é a única que, consta, foi guardada por ele mesmo e depois exposta, no Memorial JK. Já o ex-presidente José Sarney diz que mandou confeccionar uma faixa especial para o enterro de Tancredo Neves.
No primeiro dia de 2003, a passagem da faixa presidencial de Fernando Henrique Cardoso para Luiz Inácio Lula da Silva teve um episódio curioso. Sem esconder o nervosismo, Fernando Henrique deixou cair os óculos ao tirar a faixa para entregá-la a Lula. O novo presidente, então, se abaixou para pegar os óculos do amigo e adversário e por pouco a faixa também não caiu.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Claudia Leitte e o nome de Jesus: um caso de perseguição religiosa
Deixe sua opinião