Vence na próxima segunda-feira o prazo para que o governo envie a proposta de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) à Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional. A lei define prioridades e metas para os gastos do governo pelo período de um ano.
A Lei de Diretrizes Orçamentárias orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), uma previsão mais detalhada de gastos, com quantificação de todas as receitas e previsão de todas as despesas do Executivo, Legislativo e Judiciário. A LOA prevê, entre outras definições, o valor do salário mínimo a ser pago no exercício seguinte.
O projeto de lei deve ser encaminhado para votação no Congresso Nacional até 30 de setembro de cada ano. Os três Poderes participam do processo de elaboração da lei de diretrizes e da lei orçamentária, que é coordenado pelo Ministério do Planejamento.
Impasse
Na última semana aconteceria a eleição da nova Mesa Diretora da Comissão Mista de Orçamento, que analisa o projeto da LDO. Mas mesmo após a decisão dos líderes partidários de apoiarem a indicação do senador Lobão Filho (PMDB-MA) à presidência do colegiado, a eleição não foi realizada porque surgiram dúvidas quanto às três vice-presidências. A presidente em exercício, deputada Rose de Freitas (PMDB-ES), decidiu adiar a eleição com o argumento de que não seria possível resolver o impasse em pouco tempo.
Lobão Filho recebeu o apoio da maioria dos partidos, que reconhecem o direito do PMDB de indicar o presidente por ter a maior bancada no Senado. O PDT, entretanto, alegava que havia um acordo com o PMDB para a indicação do senador Acir Gurgacz (PDT-RO) ao cargo.
"Foi demonstrado que era prerrogativa do PMDB indicar o candidato. Com a anuência do PDT e, como em toda disputa por cargos, finalmente houve um entendimento", disse Lobão, após ser escolhido.
Na terça-feira, os líderes concordaram que o colegiado não pode continuar parado. Há três medidas provisórias (MPs) pendentes de análise na comissão e a proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias chegará ao Congresso na segunda-feira. "Foi em nome desse discurso, de que a comissão não pode parar, que o senador Gurgacz foi sensível e abriu mão de sua candidatura", comentou Lobão.
Eleição sem Lula ou Bolsonaro deve fortalecer partidos do Centrão em 2026
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
CEO da moda acusado de tráfico sexual expõe a decadência da elite americana