A ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, disse que o governo está estudando a criação de uma política permanente de reajuste do programa Bolsa Família. Ela confirmou que o benefício será reajustado neste ano.
"Não estamos pretendendo fazer uma medida pontual [para reajustar o Bolsa Família]. Nós estamos pretendendo fazer um critério. Explicitar por qual critério o Bolsa Família deve ser reajustado. Já tínhamos pensado nisso há mais tempo. Essa é a parcela da população brasileira mais empobrecida", argumentou.
A ministra não deu detalhes sobre o novo critério, apenas disse que isso ainda está em discussão com o ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias. "Há da parte do governo uma avaliação de que enquanto a gente dá bastante desoneração para os setores empresarias é justo que no Bolsa Família se analisasse um reajuste. Vamos começar a discussão imediatamente. Existem vários cenários [de reajuste]", disse.
Atualmente, cerca de 12 milhões de famílias são beneficiadas pelo programa de transferência de renda do governo. Dilma disse que o aumento do valor do benefício entra em vigor neste ano.
"O reajuste é para vigir em 2009 e podemos avaliar uma repercussão para 2010. Mas, não posso dizer nada com certeza a esse respeito. Ainda vamos falar com o ministro Patrus Ananias", explicou Dilma.