Guilherme Almeida Gonçalves de Oliveira foi nomeado para exercer interinamente o cargo de presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). A empresa era presidida por Clementino Coelho, irmão do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho.
A denúncia de nepotismo foi feita na semana passada pelo jornal O Estado de S.Paulo. Mas ao anunciar a nomeação do novo presidente da companhia, a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, dava a indicação de Guilherme como definitiva e não interinamente, como foi publicado nesta terça, no Diário Oficial da União.
De acordo com o decreto publicado no D.O., Guilherme continuará com o cargo que ocupa atualmente, que é o de diretor da Área de Revitalização de Bacias Hidrográficas.
Tio de Ministro tinha cargo em comitê
O ex-deputado federal (DEM), tio do ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra Coelho, foi nomeado há quatro meses, pelo sobrinho, membro do comitê técnico-consultivo para o desenvolvimento da agricultura irrigada, criado dias antes por portaria do ministério.
A legislação - expressa em decreto presidencial e em códigos de conduta - impede a nomeação de familiares por autoridades. O Ministério da Integração nega que seja caso de nepotismo. Em nota, alegou que o comitê não tem "personalidade jurídica". "Trata-se de um órgão colegiado, paritário, consultivo e opinativo. A função de conselheiro não é cargo em comissão ou função de confiança", diz a nota.
O Ministério da Integração Nacional alega ainda que os integrantes do comitê da agricultura irrigada apenas opinam sobre a política nacional de irrigação, sem direito a remuneração.
Deixe sua opinião