• Carregando...

O governo deve gastar até R$ 1,163 milhão com a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no próximo dia 1º. Embora o presidente tenha optado por uma festa simples, haverá um show musical na Praça dos Três Poderes no início da noite com a presença de nomes de expressão nacional como o grupo Olodum e os cantores Leci Brandão e Geraldo Azevedo.

- O presidente pediu uma posse sóbria e forte politicamente - disse o coordenador da organização da posse, Cézar Alvarez.

Lula decidiu que não haverá posse de ministros no dia 1º pois todos já estão no cargo e a reforma ministerial não será feita imediatamente.

Segundo Alvarez, a decisão foi tomada porque o processo de formação do governo ainda está em estágio incipiente.

- O mandato (dos ministros) só é revogado pelo presidente, eles não têm mandato constitucional - afirmou Alvarez a jornalistas, ao ser questionado se não haveria impedimento legal para os atuais ministros permanecerem em seus cargos no novo mandato sem uma posse formal.

Beneficiários do Bolsa Família na posse

Além de autoridades como parlamentares, magistrados, governadores e prefeitos, foram convidados para a cerimônia de posse parceiros do governo no primeiro mandato, como beneficiários do Bolsa Família, do programa Luz para Todos e empresários do programa de biodiesel. Os convidados estão sendo escolhidos pelos ministros das respectivas áreas.

O governo vai bancar o custo de deslocamento e hospedagem das pessoas que não têm condições de vir a Brasília. Para evitar transtornos no deslocamento, estão sendo priorizados convidados das regiões próximas a Brasília, embora a intenção do governo seja trazer representantes de todas as regiões do país. É esperada a presença de 1.500 a 1.800 convidados no Palácio do Planalto. No Congresso, serão 300 convidados, além dos parlamentares. Na Esplanada dos Ministérios, de 40 mil a 50 mil pessoas devem participar da festa.

Presidente deverá fazer pronunciamento às 16h

O presidente deverá sair do Palácio da Alvorada e irá direto para a Catedral de Brasília, às 15h45m. Da catedral, ele seguirá em carro aberto para o Congresso Nacional, acompanhado do vice-presidente, José Alencar. As esposas de Lula e Alencar estarão junto com os respectivos maridos.

Já às 16 h, os dois chegam ao Congresso Nacional, onde Lula fará um pronunciamento. Ao final do evento, que deve durar uma hora e meia, Lula e Alencar passam em revista as tropas.

Por volta das 18h, começará a cerimônia no Palácio do Planalto. Lula subirá a rampa do Palácio do Planalto já com a faixa de presidente. Ao subir a rampa, Lula seguirá para o parlatório, onde fará um pronunciamento. Os convidados ficarão do lado de fora do palácio, em área reservada. Do lado de dentro, estarão somente os ministros e seus familiares.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]