Depois de 14 anos, o governo resolveu reabrir Serra Pelada, que já foi a maior mina de ouro do país, de acordo com informação divulgada pelo "Jornal Hoje", da Rede Globo, nesta quinta-feira. Segundo o Ministério das Minas e Energia, a idéia é dar o direito de mineração aos garimpeiros.
- O presidente está decidido que ele levará o direito de mineração aos garimpeiros de Serra Pelada - afirmou Lourival Andrade, coordenador de Conflitos do Ministério de Minas e Energia.
Na quarta-feira, em Marabá, os garimpeiros pediram ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que reative o garimpo. No discurso, o presidente anunciou que vai visitar entre o fim de março e o início de abril o garimpo, onde anunciará medidas de apoio aos garimpeiros. Lula prometeu ainda "uma festa para os garimpeiros".
- São os garimpeiros que nós pretendemos ajudar e talvez no mês de março ou abril eu esteja no garimpo de Serra Pelada - afirmou Lula ao discursar.
Desta vez, a mineração terá que ser feita por máquinas. O sonho dos antigos garimpeiros é se tornarem sócios de uma jazida estimada em 150 toneladas de metal precioso. Na década de 80, cerca de 100 mil homens de todo o país chegaram a trabalhar ali. Em doze anos de atividade, estima-se que saíram de Serra Pelada 42 toneladas de ouro. O garimpo foi fechado em 1992, durante o governo Collor por falta de segurança para a exploração manual.
O garimpo manual vai acabar. Toda a extração mineral será feita por máquinas. A cooperativa dos garimpeiros assinou contrato com uma empresa americana que ficará responsável pela exploração em Serra Pelada. No entanto, o contrato firmado com a empresa Fenix Gems não é conhecido pelo governo.
- No caso teria que ser empresa brasileira, norte-americana não - afirma Edielma Farias, diretora do DNPM do Pará.
Uma dificuldade para a reativação dos trabalhos era a existência de duas cooperativas de garimpeiros rivais, que se uniram em uma só entidade que representa 32 mil trabalhadores. O presidente da cooperativa estima de debaixo do lago exista 150 mil toneladas de ouro. Segundo ele, desta vez, os garimpeiros não vão precisar nem trabalhar.
- Os garimpeiros vão ter participação de 40% nos lucros, livre de qualquer despesa. E a empresa que vai explorar o garimpo ficará com 60%, bancando toda a despesa - explica Josimar Silva, presidente da cooperativa de garimpeiros de Serra Pelada.Os garimpeiros comemoram:
- A mina mecanizada vai ser a possibilidade do garimpeiro tenha ouro mais fácil - diz o garimpeiro Ricardo Silva.
- Espero que dias melhores cheguem para que eu posso sobreviver junto com a minha família e os outros trabalhadores - aposta o garimpeiro José Silva.
Governo quer limitar uso de armas por policiais e vincular verbas federais a novas normas
Recém-operado, Lula aproveita alta hospitalar para alfinetar mercado financeiro; acompanhe o Sem Rodeios
“Extremamente grave”, diz médico de Lula sobre sangramento e risco de morte
Indústria pede que Lula vete “jabutis” que encarecem conta de luz em 9%