O prefeito eleito Rafael Greca (PMN) afirmou que assim que assumir a prefeitura de Curitiba promoverá um mutirão de limpeza da cidade.
Greca, que vem se queixando recorrentemente da sujeira e até do cheiro da cidade, enxerga a ação também como uma medida de saúde pública.
“Um imenso mutirão de limpeza. Tudo limpo em Curitiba para evitar a dengue ainda nesse verão”, disse.
VÍDEO: Assista à entrevista com o prefeito eleito Rafael Greca
Rafael Greca adia anúncio do secretariado
Leia a matéria completaEspecialistas em saúde já alertaram que, apesar das temperaturas mais amenas registradas na primavera, o verão fará aumentar os casos de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Além da dengue, o que preocupa para os próximos meses também é o avanço da febre chikungunya.
“É uma sequência. Depois da dengue foi o zika, e, agora, o chikungunya”, disse em entrevista recente à Gazeta do Povo, Marion Burger, pediatra e infectologista do grupo técnico da secretaria estadual de Saúde.
“E todos nós temos que redobrar a atenção. A febre chikungunya, quando atinge grandes populações, tem se mostrado também muito agressiva”.
No Paraná, foram confirmados quatro casos da febre este ano.
Mato
A futura administração prevê também que a suspensão de oito contratos referentes à roçada, capinação e limpeza de áreas públicas deve comprometer a manutenção urbana de Curitiba.
A medida que foi tomada pela secretaria municipal de governo tem o objetivo de conter gastos municipais e suspende a execução dos serviços entre os dias 24 e 31 de dezembro.
“O mato vai crescer, vai crescer forte, mas nós vamos começar um ano com um grande mutirão de limpeza contra a dengue. Esse mutirão vai ter ações paralelas de saúde pública e deve coincidir com a retomada da qualidade dos serviços de saúde”, afirmou Greca.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano