Na segunda-feira (21), aconteceu a terceira reunião entre as comissões apontadas por Rafael Greca (PMN) e Gustavo Fruet (PDT) para alinharem a transição de comando na prefeitura de Curitiba. O principal objetivo do grupo é garantir que a população não sofra com a interrupção de serviços públicos e que a cidade não perca prazos em processos de financiamento de obras.
Luiz Fernando Jamur, engenheiro que preside a comissão formada por Greca, afirmou que na reunião desta segunda-feira (21) foram discutidas as licitações em andamento, como por exemplo a do Lixo – que Fruet já confirmou que não será concluída em sua gestão –, a da Linha Verde Norte e a do Projeto de Modernização da Administração Tributária, financiado pelo BNDES.
“Discutimos todas as licitações de projetos estratégicos, de questões vinculadas a cumprimento de marcos de financiamento. A nossa preocupação é de que haja a continuidade do serviço, que não sejam interrompidos os serviços prestados à sociedade”, afirmou Jamur.
Segundo ele, além das licitações já foram discutidos em reuniões anteriores os contratos da prefeitura e suas respectivas vigências, e também os financiamentos já contratados pelo Executivo municipal.
“Nos financiamentos a preocupação é não perder recursos. Eles [organismos de financiamento] têm marcos referenciais com prazos muito rígidos”, afirmou o presidente da comissão de Greca.
Método
Para que as reuniões sejam mais produtivas o grupo tem optado por criar subgrupos setoriais. Na saúde, por exemplo, a comissão já está trabalhando sob o comando do atual secretário César Titton e do futuro comandante da pasta, João Carlos Baracho – o único secretário anunciado por Greca até agora.
“As reuniões têm sido produtivas e institucionais, cumprindo o rito estabelecido. Todo o processo tem sido republicano de forma a garantir o menor vácuo possível na transição”, avalia Jamur, afirmando que o grupo de Greca não tem encontrado dificuldades em obter informações da atual administração, cuja equipe de transição é chefiada pelo secretário de Planejamento, Fábio Scatolin.
Apesar das reuniões, Luiz Fernando Jamur afirma que ainda não é possível traçar um panorama amplo sobre a situação atual do Executivo Municipal. Segundo ele, isso só será possível quando todas a reuniões forem feitas e as informações forem compiladas em um único relatório.
As comissões já têm duas novas reuniões agendadas. Nesta próxima terça-feira serão debatidas questões relativas ao funcionalismo público e no dia 28 o tema do encontro será a Proposta de Manifestação de Interesse (PMI) de Eletromobilidade, voltada à implantação e operação de linhas de transporte público com acionamento elétrico.
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Síria: o que esperar depois da queda da ditadura de Assad
Deixe sua opinião