A polêmica decisão do pré-candidato do PMDB a presidente da República Anthony Garotinho de fazer greve de fome em protesto contra a imprensa não está repercutindo apenas no meio político. A atitude virou motivo de piada entre os internautas, que não perderam tempo em espalhar as tradicionais correntes sobre a atitude do ex-governador.
Uma rápida busca pelo site de relacionamentos Orkut revela mais de 20 comunidades dedicadas à greve de fome de Garotinho. A maioria pede que ele continue com seu ato extremo de protesto, mas o motivo do "apoio" não é nobre. A maior comunidade, "Greve de Fome??? vai morrer!!!", foi criada domingo passado, após o anúncio da greve, e já conta com mais de 1.300 membros. Outra comunidade que em pouco tempo juntou mais de 800 membros é a "Não pára não, Garotinho!".
Na opinião dos internautas que fazem parte dessas comunidades, a atitude do peemedebista não tem credibilidade, principalmente porque está sendo criticada até por colegas de seu próprio partido. São comuns comentários como "até os partidários do cara estão dizendo que foi uma estupidez essa greve de fome. Só vai servir pra comover os pobres coitados que sempre votam nele. Ou seja, só vai convencer quem ele já convence de qualquer maneira".
A criatividade não para aí. Um internauta foi além e sugeriu a Garotinho uma nova forma de protestar: a greve de ar. Na apresentação, o moderador da comunidade "Faz Greve de ar, Garotinho" justifica dizendo que greve de fome é coisa de "garotinho mimado", e que o efeito da greve de ar é mais rápido.
Outras comunidades criadas pelos internautas sugerem ainda que a atual governadora do Rio, Rosinha Garotinho, junte-se ao marido e entre na greve de fome também.
Manifestos que pediam o apoio da população à greve do pré-candidato e piadas criadas por sites de humor também circularam durante todo o dia na internet. Um dos manifestos, ironicamente, pedia que o ex-governador se mantivesse firme em sua decisão de fazer a greve de fome: "Força e fé, sr. Garotinho! Que da nossa parte, a torcida para que esta greve de fome não termine é muito grande!".
Mas o ex-governador não recebe só críticas na internet. De todas as comunidades encontradas no Orkut, a "Garotinho, estamos com você", que possui 148 membros, defende a atitude do pré-candidato do PMDB. Na comunidade, além de um convite para o ato de solidariedade ao ex-governador, que foi realizado na tarde desta terça-feira, em frente à sede do partido no Rio, críticas à imprensa feitas por Garotinho, principalmente às Organizações Globo, são repetidas na maioria dos comentários.
INTERATIVIDADE
O pré-candidato à Presidência da República pelo PMDB, Anthony Garotinho, decidiu entrar em greve de fome no domingo. O que você acha da atitute de Garotinho? Participe do fórum
- Garotinho terá problemas se greve passar de 30 dias, diz nutricionista
- 'Se necessário, farei greve de fome até a morte', diz Garotinho
- Juventude do PMDB do Paraná rompe com Garotinho
- Rosinha diz que greve de fome do marido é caminho sem volta
- Cesar Maia alerta que atos pró-Garotinho podem tumultuar centro do Rio
- Garotinho acorda, toma remédio e recebe visita de Rosinha