Fachada do hotel na Asa Sul de Brasília: invasão pelos sem-teto.| Foto: Foto: Elza Fiúza/ Agência Brasil

Um grupo de cerca de 150 pessoas, identificados como sem-teto, invadiu o Hotel Saint Peter, na Asa Sul, região nobre de Brasília. O hotel ganhou destaque recentemente por empregar o ex-chefe da Casa Civil, José Dirceu, em 2013 – o local estava fechado desde março após cumprimento de ordem de despejo – em razão de uma disputa judicial entre os sócios. De acordo com informações do jornal Correio Braziliense, sete andares do hotel foram ocupados desde a madrugada desta segunda-feira (14).

CARREGANDO :)

VÍDEO: Veja como foi a invasão do Saint Peter

Apesar de fechado há seis meses, o interior dos quartos está todo mobiliado com colchões, frigobar, aparelhos de televisão e cortinas. O hotel possui regalias como Cama king size, televisão de última geração, música ambiente, banheira de hidromassagem e piscina. A suíte presidencial, por exemplo, tem 80 metros quadrados. “Decidimos ir para a Codhab [Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal] mas, no meio do caminho vimos o prédio abandonado e ocupamos”, disse, ao Correio, Francinaldo Silva, um dos coordenadores do movimento.

Publicidade

A Polícia Militar (PM) do Distrito Federal faz o monitoramento do local. Quem sai, não consegue mais voltar. Como o imóvel é uma propriedade particular, cabe ao dono pedir a reintegração de posse.

Ainda de acordo com o Correio, os sem-teto reivindicam a prorrogação do pagamento do auxílio-aluguel por parte do governo.

Sérgio Naya

OSaint Peter foi construído pelo ex-deputado federal Sérgio Naya, morto em 2009, que ficou conhecido pelo desabamento do edifício Palace II, no Rio de Janeiro, em 1998.