A Corrida de São Silvestre, que será nesta quinta-feira (31) em São Paulo, terá ato anti-Dilma organizado pelo grupo Musas de Direita. De acordo com André Zopelar, um dos líderes do movimento, o objetivo é distribuir balões com as palavras “Fora Dilma” e “Fora PT”, além de apitos, para quem quiser aderir.
“Nós vamos levar uma quantidade de pessoas para poder distribuir os balões”, explicou. “Quando o corredor passar, a gente vai balançar o balãozinho, as emissoras vão filmar e quem estiver assistindo vai ver os balões”, acrescentou.
Zopelar é um dos administradores da página do Musas, cujo logo é um sapato verde e amarelo de salto agulha. Ele pretende viajar de Belo Horizonte (MG) até São Paulo em função do ato e afirma que o objetivo é “mostrar de forma cívica e tranquila a nossa indignação”. O protesto é organizado em parceria com outros dois grupos: Garota Reaça e Gigantes Brasileiros.
Os membros do Musas são favoráveis à queda da presidente Dilma Rousseff, seja por renúncia, impeachment ou cassação. Zopelar diz não haver vínculo com grupos que têm a mesma pauta, como o Movimento Brasil Livre (MBL) o Revoltados Online e o Vem Pra Rua, mas que, por terem posicionamentos semelhantes, há troca de apoio pelo Facebook.
“Esse posicionamento [pela saída da Dilma] está igual para qualquer grupo hoje, de direita e às vezes até alguns de esquerda”, disse.
Uma das inspirações do Musas de direita, segundo Zopelar, é a jornalista Joice Hasselmann, que “discute política” e é também uma “pessoa bonita” e “arrumada”. A jornalista e apresentadora Rachel Sheherazade também é citada como exemplo de musa.
Zopelar, único líder homem do grupo, afirma que não é preciso ser bonita ou se arrumar para fazer parte do movimento.
STF decide sobre atuação da polícia de São Paulo e interfere na gestão de Tarcísio
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Deixe sua opinião