Cerca de 50 deputados e senadores de oito partidos criaram um grupo suprapartidário, intitulado "Pró-Congresso", para resgatar a imagem do Poder Legislativo. O objetivo dos parlamentares, que vêm se reunindo desde o início do mês, é formular uma agenda mínima de votações e exigir a apuração das denúncias de corrupção. O grupo é composto por parlamentares do PSDB, PFL, PT, PDT, PV, PSB, PPS e PTB.
Para o deputado Walter Pinheiro (PT-BA), um dos integrantes do grupo, o objetivo principal é fazer com que o Congresso Nacional volte a funcionar.
- Não se julga uma casa legislativa só a partir do que ela vota, mas é lógico que ela tem obrigação de votar. Então, a gente precisa escolher pontos de uma agenda mínima que unifique parlamentares e partidos, sugeriu.
Já o deputado Rafael Guerra (PSDB-MG), que também faz parte do grupo, quer ver a reforma política incluída na agenda mínima de votações.
- Além disso, é necessário exercer nosso papel de fiscalização das instituições, especialmente do Poder Executivo, disse.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”