A cidade de Guarapuava comemora 186 anos de fundação dividida. De um lado o ex-prefeito Victor Hugo Burko, pré-candidato ao governo pelo PL, e de outro o prefeito Fernando Ribas Carli (PP). Apesar das diferenças, as lideranças buscam espaço na política paranaense cada um de seu modo. Carli tenta criar na sua gestão na prefeitura uma cultura industrial para se adequar ao mundo globalizado. Já Burko tenta emplacar a aura de novo na política paranaense e opção para ocupar o Palácio Iguaçu.
Independentemente das posições adotadas pelos representativos políticos, a cidade vem ganhando um perfil moderno com a criação de um pólo industrial e ao mesmo tempo respeitando a diversidade cultural: "Calcada sobre uma economia sólida e contemporânea", explica o prefeito Carli.
Mesmo mantendo o perfil de cidade do interior, algumas experiências nascidas na localidade já ultrapassaram fronteiras. O exemplo é o programa "Bairros em Ação", criado na gestão do ex-prefeito Burko, adotado e implantado pelo governo do presidente Lula em diversas cidades do Brasil.
Criada a partir de uma Carta Régia por Dom João VI, em 1819, a antiga Freguesia de Nossa Senhora de Belém nasceu para ocupar o sertão da antiga província de São Paulo. Até hoje Guarapuava cultiva traços dos ciclos dos tropeiros, da erva-mate e da madeira.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião