• Carregando...

O Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) elegeu nesta terça-feira (13) a sub-procuradora Helenita Acioli para o cargo de vice-presidente. Com isso, ela substituirá o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, enquanto a presidente Dilma Rousseff não escolher um nome definitivo para o comando do MP. Gurgel ainda ocupará a cadeira do Ministério Público no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira (14).

Na quinta, seu último dia de trabalho, ele enviará sua vice, Sandra Cureau. Com isso, Acioli deverá participar do julgamento do mensalão a partir da próxima semana.

Como o julgamento estará na fase dos recursos apresentados pelos condenados, Acioli não terá grande participação no processo, uma vez que Gurgel já se manifestou sobre os chamados embargos declaratórios, que serão julgados a partir desta quarta.

Também não é possível saber até quando Acioli permanecerá no comando da PGR, já que não há prazo para Dilma Rousseff escolher o sucessor de Gurgel. Após a escolha, o nome definido por Dilma ainda terá de ser sabatinado pelo Senado antes de tomar posse.

Acioli foi eleita para a vice-presidência do CSMP com cinco votos entre os dez dos conselheiros que votaram. De acordo com Gurgel, a escolha de foi uma homenagem do Conselho à sua integrante mais velha."A opção feita pelo Conselho Superior foi escolher a mais antiga entre as elegíveis ao cargo de vice do conselho. Ela tem quase 30 anos de Ministério Público e certamente reúne todas as condições para, em um período, esperamos curto, conduzir a PGR nesse momento de interinidade", disse.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]