• Carregando...
Heloísa tem a preferência de 8% do eleitorado nacional, mas abriu mão de sua candidatura | Roosewelt Pinheiro/ABr
Heloísa tem a preferência de 8% do eleitorado nacional, mas abriu mão de sua candidatura| Foto: Roosewelt Pinheiro/ABr

São Paulo - Por 13 votos a 3, a Executiva Na­­­cional do PSol liberou o início das negociações formais entre a legenda e o PV com vistas para 2010. A proposta de criação de um canal de diálogo com os verdes nasceu do empenho pessoal da presidente do partido, Heloísa Helena que é amiga de longa data de Marina Silva, pro­­­vável candidata a presidente do PV. "Não há dúvida de que Marina é a melhor (candidata) para o Bra­­sil", assegurou. A reunião da executiva foi na tarde de quinta-feira.

Os esforços da ex-senadora em prol da candidatura de Marina tiveram início após o ex-governador de Alagoas Ronaldo Lessa (PDT) sinalizar que pode ser candidato ao governo estadual no ano que vem. A movimentação pode facilitar a eleição da presidente do PSol a uma das duas vagas de Alagoas ao Senado no pleito de 2010.

Entre os motivos para não tentar a Presidência da República no ano que vem, a ex-senadora explica que sua eventual candidatura prejudicaria o desempenho de Marina Silva nas urnas. "O que decido ou não é irrelevante. O importante é que não saiam duas candidaturas parecidas, que interajam ao mesmo tempo com o coração e a mente do povo", avaliou. A última pesquisa de intenções de voto da CNI/Ibope indica que em um cenário com as duas pré-candidatas Marina angaria 4%. Sem a ex-senadora no páreo, as intenções de voto no PV sobem para 8%.

"Mesmo se não fosse minha amiga, votaria nela. Ela é absolutamente preparada para administrar esse país." Heloísa, contudo, fez uma ressalva: "Mas não dou meu voto para qualquer mulher", afirmou, desferindo alfinetada contra a pré-candidata do PT, a ministra Dilma Rousseff.

Um dos pontos que levou Heloísa a apoiar a candidatura de Marina é o potencial eleitoral de uma aliança nacional com o PV. Enquanto o PSol tem apenas 4 deputados federais, os verdes contam com 16 parlamentares no Congresso Nacio­­nal (15 deputados e 1 senador), o que rende mais palanques regionais aos candidatos do partido e maior tempo de propaganda eleitoral.

Sem o nome de Heloísa na disputa à Presidência, os presiden­­­ciáveis Marina e Ciro Gomes (PSB) ganham impulso, enquanto a virtual candidata petista, Dilma Rousseff, sai prejudicada. A pesquisa de intenções de voto da CNI/Ibope indica que, excluindo o nome de Heloísa da simulação, Serra lidera com 35%, Ciro Go­­­mes aparece com 17%, Dilma Rousseff soma 15% e Marina Silva, 8%. Com Aécio no lugar de Serra e sem Heloísa, Ciro lidera com 28%, se­­­­guido de Dilma com 18%, Aécio com 13% e Marina com 11%. Com ela no páreo, num cenário com Serra, Dilma, Ciro e Marina, a presidente do PSol aparece com 8%.

Vice não

Apesar de comemorar o apoio recebido do PSol, Marina Silva sinalizou ontem que a candidatura de vice-presidente não será discutida neste momento com o partido. "Não estamos na fase de discutir essas questões. Eu mesma fiz um esforço muito grande para que o Guilherme Leal se filiasse ao PV", disse Marina. Presidente da Natura, Leal é cogitado para o cargo, por ter bom trânsito entre os empresários.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]