A candidata do PSOL à Presidência da República, Heloisa Helena (AL), reagiu com ironia aos comentários de tucanos e petistas sobre seu crescimento na última pesquisa Datafolha, divulgada terça-feira. A senadora disse que, enquanto os dois partidos analisam seu crescimento, ela está trabalhando muito para estar no segundo turno.
- O PSDB comemora, o PT comemora, eu agradeço a comemoração, mas eu estou trabalhando muito para estar no segundo turno, contra o candidato Alckmin ou contra o candidato Lula, não escolho adversário - disse.
Ao mesmo tempo que comemorava o resultado da pesquisa, declarações do petista Tarso Genro, ministro de Relações Institucionais, deixaram a senadora com os ânimos exaltados. O ministro criticou posições da senadora em relação a projetos sociais do governo e a chamou de udenista, sugerindo que a candidatura dela não é popular nem de esquerda. Em campanha em Fortaleza, Heloísa Helena, que foi expulsa do PT em 2003, reagiu com irritação:
Eu não vou bater boca com os empregadinhos do presidente Lula porque quero enfrentar a sua majestade barbuda no debate. Só espero que os empregadinhos do Lula me critiquem pelos meus defeitos e não com mentiras.
Diante do crescimento da senadora nas pesquisas, o comando político da campanha PSDB-PFL decidiu apostar no discurso de que o segundo turno já está garantido. Tarso rebateu, no entanto, o argumento da oposição e admitiu que se a disputa não acabar no primeiro turno, Heloísa Helena poderá ser a adversária de Lula:
Seria muito bom para o país, pois teríamos duas propostas bem nítidas: uma proposta de esquerda com coalizão de centro-esquerda e uma proposta de um partido que se coloca como esquerdista, mas que na verdade diz que sequer precisa do Congresso para governar disse o ministro.
A senadora, por sua vez, considera que os tucanos, ao comemorarem seu crescimento na pesquisa, estão subestimando sua candidatura.
- Eu agradeço as declarações de que o meu crescimento assegura a realização de segundo turno, mas eu estou trabalhando muito para substituir o Alckmin no segundo turno, fazendo um esforço danado para impedir que o Alckmin chegue ao segundo turno - disse a senadora, que subiu na pesquisa Datafolha em todas as regiões do país.
Ao contrário de Heloísa Helena, Lula e Alckmin o apresentaram variação negativa na pesquisa Datafolha, mas dentro da margem de erro. O presidente oscilou 2 pontos para baixo, enquanto o ex-governador paulista caiu apenas 1 ponto.
Trump, Milei, Bolsonaro e outros líderes da direita se unem, mas têm perfis distintos
Governadores e parlamentares criticam decreto de Lula sobre uso da força policial
Justiça suspende resolução pró-aborto e intima Conanda a prestar informações em 10 dias
Moraes viola a lei ao mandar Daniel Silveira de volta à cadeia, denunciam advogados
Deixe sua opinião