O senador Heráclito Fortes (PFL-PI) apresentará nesta terça-feira requerimento para a criação e instalação de uma CPI para investigar as ONGs (Organizações Não-Governamentais).

CARREGANDO :)

Heráclito, que disse ter obtido 32 assinaturas favoráveis, considerou "incrível" a informação publicada pelo GLOBO no domingo e na segunda-feira dando conta que a Petrobras, a maior estatal brasileira, destinou recursos para entidades ligadas a petistas e fez contratação sem licitação de uma associação que reúne as principais empreiteiras do país, responsáveis por vultosas doações a campanhas petistas.

No domingo, o GLOBO revelou que a título de apoio a projetos sociais, a Petrobras injetou, de agosto do ano passado a outubro deste ano, R$ 31 milhões em ONGs que apoiaram a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Publicidade

- Achei incrível, mas não fiquei surpreso com a informação - declarou Heráclito Fortes.

O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), que no fim de semana pegou carona no avião presidencial com Lula, depois de participar do velório do ex-senador Ramez Tebet (PMDB), em Mato Grosso do Sul, defendeu a instalação da CPI, mas propôs que ela seja apresentada somente no próximo ano, quando tiver início outra legislatura.

Virgílio, que assinou o termo de instalação da comissão, justificou que em 2007 não haveria "premência do tempo". Ele observou que a Petrobras deve "satisfações" aos seus acionistas:

- Não creio que os acionistas estejam interessados em dar dinheiro para o PT - disse o líder tucano.

Virgílio lembrou que durante a campanha eleitoral, o PT criticou o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso pelas privatizações que realizou, mas, agora, estaria se valendo disso para destinar recursos ao partido.

Publicidade

O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), não vê necessidade de uma CPI para investigar ONGs e a destinação de recursos da Petrobras para associações vinculadas a petistas. Segundo ele, a própria Comissão de Fiscalização e Controle do Senado pode fazer essa apuração. Jucá negou, no entanto, que o governo vá trabalhar contra a instalação da CPI.