Uma proposta do vereador Mário Celso Cunha (PSB) entrou em tramitação na Câmara de Curitiba para batizar um dos logradouros públicos da capital de Antônio DAquino Borges. O jornalista que durou muitos anos foi diretor de jornalismo da Gazeta do Povo faleceu no último dia 10 de julho, aos 84 anos. "É uma forma de perpetuar a sua história e em reconhecimento ao seu brilhante trabalho", justificou o vereador.
Equilíbrio Durante o enterro de DAquino Borges, no último domingo, o deputado estadual José Domingos Scarpellini (PSB) fez questão de comparecer e dar um discurso de despedida. "Fomos amigos durante mais de 30 anos. A atuação de DAquino retrata o equilíbrio que a Gazeta do Povo sempre adotou como padrão", disse o deputado.
Candidato Durante a reunião do secretariado, o governador de Santa Catarina citou duas vezes o nome de Requião como um possível candidato à presidência da República pelo PMDB. "Se nosso Requião aceitar a missão de ser nosso porta- voz máximo em 2006, ao falar na televisão e ao assumir o poder, deve retomar isso (descentralização dos recursos) e recriar a federação", disse. Requião declinou, dizendo que "Essa participação nacional não é nem objeto de cogitação".
Candidatura O deputado estadual do Rio Grande do Sul, Raul Pont, ex-prefeito de Porto Alegre, desembarca na próxima sexta-feira em Curitiba, onde irá lançar sua candidatura à presidência nacional do PT. Na mesma data, o deputado federal Dr. Rosinha também terá seu nome lançado à presidência do diretório estadual do partido no Paraná.
Na torcida O vereador Paulo Salamuni é o torcedor número um para que o secretário nacional da Previdência Social, Helmut Schwarzer, assuma o ministério. Por suas qualificações técnicas, ele é um dos cotados para a pasta. Além de ter sido criado em Curitiba, na adolescência Schwarzer foi escoteiro, tendo como chefe Salamuni.
Desfiliação O deputado federal do Paraná, Eduardo Sciarra, foi um dos parlamentares favoráveis à desfiliação do deputado de São Paulo João Batista. Na última segunda-feira, Batista foi preso em Brasília com sete malas contendo cerca de R$ 10 milhões. "O PFL considerou a postura do deputado incompatível com o exercício parlamentar. O deputado João Batista sempre cumpriu lealmente as determinações de bancada, mas no caso em exame, contrariou princípios básicos inerentes à atividade parlamentar e partidária", explicou Sciarra.
Assédio O governador Roberto Requião convidou a vereadora Nely Almeida (PSDB) para participar da entrega de 152 veículos à Polícia Militar e Civil para o projeto Povo já que ela tem uma base eleitoral grande no bairro Alto da XV. Apesar das diferenças entre tucanos e peemedebistas, Nely não se fez de rogada e compareceu a cerimônia onde encontrou outros dois vereadores. Stephanes Júnior e Felipe Braga Cortes, ambos do PMDB.
Problemas Vereadores da base de apoio do prefeito Beto Richa comentam que o ex-secretário de governo Ricardo MacDonald deve ocupar um cargo importante na administração municipal. Os vereadores comentam que, caso isso venha acontecer, o prefeito terá dificuldades com a Câmara de Curitiba no segundo semestre.
Dores de cabeça Beto Richa também está tendo dificuldades com os vereadores do PSDB, devido à indicação de cargos no Executivo. Os tucanos reclamam que o prefeito tem dado mais "ouvidos e canetas para a oposição". Os mais exaltados chegam a sugerir que a oposição se torne a base do governo e desafiam.
Troca Quando agosto chegar, a Câmara de Curitiba pode ter um quadro bem diferente daquele deixado no último dia de junho. O PFL pode deixar de ser o maior partido da casa legislativa ao lado do PSDB com cinco vereadores. Julieta Reis pode deixar sigla. Ela afirma que tem convites para mudar para o PSDB, PDT, PSC, PSB ou PV.
15 anos A deputada Arlete Caramês (PPS) destaca que hoje o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 15 anos de existência. "Houve avanços importantes neste período. Os índices de mortalidade infantil e de acesso à educação, por exemplo, melhoraram nos últimos anos", observou a parlamentar. Em 1990, a taxa nacional de mortalidade era de 48,3 mortos para cada mil nascidos vivos. Em 2000, passou para 29,6.
PINGA-FOGO
* O deputado Artagão Júnior (PMDB) passou o dia de ontem acompanhando dez prefeitos de sua base política.
* No roteiro, secretarias e autarquias foram visitadas pela comitiva, que pela manhã assistiu à palestra do governador de Santa Catarina Luiz, Henrique da Silveira.
* O vereador curitibano Paulo Salamuni (PV) virou estrela no Congresso Nacional no meio de tantos políticos paranaenses que vem se destacando com as denúncias que rondam Brasília.
* Como estava na capital federal assinando convênios relativos à União dos Escoteiros do Brasil com a ONG Geo Juvenil Brasil, acabou passando no Congresso e apareceu nas imagens do Jornal Nacional.
* O vereador Custódio da Silva (PTB) entrou com uma ação na Justiça contra o vereador Jorge Bernardi (PDT), que é professor de uma faculdade.
* Ele questiona o fato de Bernardi ter posado de garoto-propaganda em comercial, onde também aparecem Paulo Salamuni (PV) e André Passos (PT).
* A prefeitura de Almirante Tamandaré apresenta hoje a Ouvidoria do Município.
* De acordo com o prefeito Vílson Goinski, a administração poderá ter um retorno mais rápido das reivindicações e queixas da população.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião