Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Notas políticas

Homenagem

Uma proposta do vereador Mário Celso Cunha (PSB) entrou em tramitação na Câmara de Curitiba para batizar um dos logradouros públicos da capital de Antônio D’Aquino Borges. O jornalista que durou muitos anos foi diretor de jornalismo da Gazeta do Povo faleceu no último dia 10 de julho, aos 84 anos. "É uma forma de perpetuar a sua história e em reconhecimento ao seu brilhante trabalho", justificou o vereador.

Equilíbrio – Durante o enterro de D’Aquino Borges, no último domingo, o deputado estadual José Domingos Scarpellini (PSB) fez questão de comparecer e dar um discurso de despedida. "Fomos amigos durante mais de 30 anos. A atuação de D’Aquino retrata o equilíbrio que a Gazeta do Povo sempre adotou como padrão", disse o deputado.

Candidato – Durante a reunião do secretariado, o governador de Santa Catarina citou duas vezes o nome de Requião como um possível candidato à presidência da República pelo PMDB. "Se nosso Requião aceitar a missão de ser nosso porta- voz máximo em 2006, ao falar na televisão e ao assumir o poder, deve retomar isso (descentralização dos recursos) e recriar a federação", disse. Requião declinou, dizendo que "Essa participação nacional não é nem objeto de cogitação".

Candidatura – O deputado estadual do Rio Grande do Sul, Raul Pont, ex-prefeito de Porto Alegre, desembarca na próxima sexta-feira em Curitiba, onde irá lançar sua candidatura à presidência nacional do PT. Na mesma data, o deputado federal Dr. Rosinha também terá seu nome lançado à presidência do diretório estadual do partido no Paraná.

Na torcida – O vereador Paulo Salamuni é o torcedor número um para que o secretário nacional da Previdência Social, Helmut Schwarzer, assuma o ministério. Por suas qualificações técnicas, ele é um dos cotados para a pasta. Além de ter sido criado em Curitiba, na adolescência Schwarzer foi escoteiro, tendo como chefe Salamuni.

Desfiliação – O deputado federal do Paraná, Eduardo Sciarra, foi um dos parlamentares favoráveis à desfiliação do deputado de São Paulo João Batista. Na última segunda-feira, Batista foi preso em Brasília com sete malas contendo cerca de R$ 10 milhões. "O PFL considerou a postura do deputado incompatível com o exercício parlamentar. O deputado João Batista sempre cumpriu lealmente as determinações de bancada, mas no caso em exame, contrariou princípios básicos inerentes à atividade parlamentar e partidária", explicou Sciarra.

Assédio – O governador Roberto Requião convidou a vereadora Nely Almeida (PSDB) para participar da entrega de 152 veículos à Polícia Militar e Civil para o projeto Povo já que ela tem uma base eleitoral grande no bairro Alto da XV. Apesar das diferenças entre tucanos e peemedebistas, Nely não se fez de rogada e compareceu a cerimônia onde encontrou outros dois vereadores. Stephanes Júnior e Felipe Braga Cortes, ambos do PMDB.

Problemas – Vereadores da base de apoio do prefeito Beto Richa comentam que o ex-secretário de governo Ricardo MacDonald deve ocupar um cargo importante na administração municipal. Os vereadores comentam que, caso isso venha acontecer, o prefeito terá dificuldades com a Câmara de Curitiba no segundo semestre.

Dores de cabeça – Beto Richa também está tendo dificuldades com os vereadores do PSDB, devido à indicação de cargos no Executivo. Os tucanos reclamam que o prefeito tem dado mais "ouvidos e canetas para a oposição". Os mais exaltados chegam a sugerir que a oposição se torne a base do governo e desafiam.

Troca – Quando agosto chegar, a Câmara de Curitiba pode ter um quadro bem diferente daquele deixado no último dia de junho. O PFL pode deixar de ser o maior partido da casa legislativa ao lado do PSDB com cinco vereadores. Julieta Reis pode deixar sigla. Ela afirma que tem convites para mudar para o PSDB, PDT, PSC, PSB ou PV.

15 anos – A deputada Arlete Caramês (PPS) destaca que hoje o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 15 anos de existência. "Houve avanços importantes neste período. Os índices de mortalidade infantil e de acesso à educação, por exemplo, melhoraram nos últimos anos", observou a parlamentar. Em 1990, a taxa nacional de mortalidade era de 48,3 mortos para cada mil nascidos vivos. Em 2000, passou para 29,6.

PINGA-FOGO

* O deputado Artagão Júnior (PMDB) passou o dia de ontem acompanhando dez prefeitos de sua base política.

* No roteiro, secretarias e autarquias foram visitadas pela comitiva, que pela manhã assistiu à palestra do governador de Santa Catarina Luiz, Henrique da Silveira.

* O vereador curitibano Paulo Salamuni (PV) virou estrela no Congresso Nacional no meio de tantos políticos paranaenses que vem se destacando com as denúncias que rondam Brasília.

* Como estava na capital federal assinando convênios relativos à União dos Escoteiros do Brasil com a ONG Geo Juvenil Brasil, acabou passando no Congresso e apareceu nas imagens do Jornal Nacional.

* O vereador Custódio da Silva (PTB) entrou com uma ação na Justiça contra o vereador Jorge Bernardi (PDT), que é professor de uma faculdade.

* Ele questiona o fato de Bernardi ter posado de garoto-propaganda em comercial, onde também aparecem Paulo Salamuni (PV) e André Passos (PT).

* A prefeitura de Almirante Tamandaré apresenta hoje a Ouvidoria do Município.

* De acordo com o prefeito Vílson Goinski, a administração poderá ter um retorno mais rápido das reivindicações e queixas da população.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros